Olimpíada Brasileira de Física: 46 estudantes piauienses recebem medalhas em cerimônia de premiação

23/08/2024 08h58


Fonte Governo do Piauí

Nessa quinta-feira (22), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou da Cerimônia de Premiação da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina (PI). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), reuniu estudantes, professores e gestores para celebrar os destaques em Física das Escolas Públicas do Estado.

Em 2023, 46 estudantes da rede estadual de ensino do Piauí conquistaram medalhas na OBFEP, sendo seis em nível nacional (1 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze) e quarenta em nível estadual (13 de ouro, 8 de prata e 19 de bronze). Um aspecto significativo foi a descentralização dos medalhistas por localização. Em 2022, todos os medalhistas eram de Cocal dos Alves. Já em 2023, os 46 medalhistas provêm de 12 municípios piauienses diferentes.
Imagem: DivulgaçãoO secretário Washington Bandeira participou da Cerimônia de Premiação da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBFEP), realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI).(Imagem:Divulgação)O secretário Washington Bandeira participou da Cerimônia de Premiação da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBFEP), realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Durante a cerimônia, Washington Bandeira destacou o impacto positivo do projeto Seduc Olímpica, que tem impulsionado a participação dos estudantes piauienses em diversas competições de conhecimento. “Esse resultado expressivo na OBFEP reflete o empenho de nossos estudantes e o trabalho dedicado de nossos gestores e professores. O Seduc Olímpica, integrado ao Acelera Seduc, tem sido fundamental para preparar nossos alunos para essas competições, abrindo portas e oferecendo novas oportunidades para os jovens piauienses”, ressaltou o secretário.

O gestor também reforçou que a proposta pedagógica da Seduc é oferecer as condições necessárias para que os estudantes piauienses da rede pública possam conquistar grandes resultados. “O que nós queremos é dar a eles as mesmas oportunidades que os estudantes da rede privada possuem. Que eles possam competir, de forma saudável, e tenham esse suporte. Somos todos Piauí, somos todos um grande time da Educação. Agradeço aos professores, pais e familiares por incentivarem nossos jovens. Celebrem, pois essa vitória é de vocês”, congratulou Bandeira aos alunos premiados.
Imagem: DivulgaçãoWashington Bandeira, secretário de Estado da Educação.(Imagem:Divulgação)Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação.

Entre os premiados, destaque para o estudante Hélio Henrique Gomes, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves. Hélio foi agraciado com a medalha de ouro nacional, um feito inédito para o Estado, e será o primeiro estudante piauiense de escola pública a participar da seletiva para a Olimpíada Internacional de Física. Para a próxima etapa, a Seduc oferecerá ao estudante uma preparação especial em parceria com o curso de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O feito mais recente de Hélio foi o primeiro lugar no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²). Ele receberá a medalha do governador Rafael Fonteles e do secretário Washington Bandeira em cerimônia agendada para esta sexta-feira (23), no Blue Tree Towers Rio Poty.
Imagem: DivulgaçãoHélio Henrique(Imagem:Divulgação)Hélio Henrique

“Eu estou muito feliz com essa premiação e espero conquistar novos resultados em novas Olimpíadas de Matemática, Física e outras na área de Exatas, que é uma área que gosto bastante. É muito importante esse apoio dos professores, gestores para o desenvolvimento dos estudantes. Agradeço a cada um pelas contribuições, para que esse resultado fosse possível”, disse Hélio Henrique.

Além da entrega das medalhas, a cerimônia contou com a premiação dos professores orientadores e das escolas com melhor desempenho. O evento ainda foi enriquecido por uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Helder Alexandre Santos e Costa, que abordou o tema “A Física dos Buracos Negros”.