PI: Mais de 5 mil livros paradidáticos sobre o semiárido brasileiro são distribuÃdos aos estudantes
20/08/2023 11h10Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: DivulgaçãoOs livros vão beneficiar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de 12 escolas estaduais do campo que fazem parte do projeto Viva o Semiárido.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação do Campo (CEDOC), está realizando a distribuição de 5.500 exemplares do Livro Paradidático “As Aventuras de Otacílio e a Convivência com o Semiárido” para escolas do campo das redes estadual e municipais de educação. O principal objetivo é mostrar aspectos do ambiente e da vida cotidiana no semiárido de estudantes e professores, com um material didático cuidadosamente adaptado às realidades locais.
A entrega contempla estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de 12 escolas estaduais do campo que fazem parte do projeto Viva o Semiárido, um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do semiárido piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
Ao abordar temas pertinentes à vida no semiárido brasileiro, o paradidático não apenas enriquece o conhecimento acadêmico, mas também fomenta a compreensão das complexidades ambientais, sociais e culturais enfrentadas pela comunidade. Dessa forma, busca-se promover uma aprendizagem que vá além da sala de aula, incentivando a aplicação prática do conhecimento.
A obra é fruto de um processo que iniciou com a participação de professores das redes públicas do Piauí, nas oficinas de produção de materiais paradidáticos financiadas pela Seduc, com apoio da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). É um livro educativo, mas também divertido, que proporciona aos estudantes uma leitura lúdica e leve da realidade do semiárido piauiense.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o incentivo à leitura é essencial para a formação educacional dos estudantes e construção do senso crítico. “É com a leitura que os estudantes conseguem melhorar o raciocínio lógico, a escrita, a fala e a própria identidade como cidadãos. É por isso que na nossa gestão as ações de incentivo e estímulo à leitura serão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar”, comenta Bandeira.
Ao final das entregas, serão 5.500 exemplares distribuídos entre 100 escolas das redes estadual e municipais, nos territórios de desenvolvimento Vale do Sambito; Vale do Rio Guaribas; Chapada Vale do Itaim; Vale do Canindé; e Serra da Capivara, localizados no semiárido piauiense.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook