PROAJA inicia turmas em 14 municípios do Piauí

15/04/2022 14h58


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoPROAJA inicia turmas em 14 municípios do Piauí(Imagem:Divulgação)PROAJA inicia turmas em 14 municípios do Piauí

Ler uma mensagem de texto, uma receita, a lista de compras ou mesmo uma bula de remédio. Para estas e outras funções do dia a dia é necessário conhecer as letras. Pensando nestas situações, e principalmente no avanço da escolaridade no Piauí, o Governo do Estado tem investido em programas dedicados à alfabetização e letramento para jovens, adultos e idosos. É o caso do Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (PROAJA) .

Em todo o estado, entidades previamente credenciadas realizam esse trabalho de captação, triagem, teste diagnóstico e alfabetização do público interessado.

Na região do Vale do Rio Guaribas, por exemplo, o Instituto Presente já iniciou as aulas para 276 novas turmas, estas localizadas nos municípios de Picos, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Isaías Coelho, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa, Vila Nova do Piauí, Vera Mendes, São Julião e Alagoinha do Piauí. As primeiras turmas coordenadas pelo instituto já iniciaram o processo de alfabetização. Ao todo, 4.500 estudantes devem ser atendidos pelo Instituto Presente, por meio dessa ação que visa ampliar oportunidades educacionais à população jovem, adulta e idosa, comprovadamente analfabeta.

PROAJA

O Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (PROAJA) é uma ação do Governo do Piauí e tem o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí. O programa envolve a Secretaria de Estado da Educação, além de organizações civis e sociais, e entidades parceiras.

O Programa é executado por meio de convênio com entidades previamente credenciadas, mediante edital aprovado por lei. O PROAJA é uma estratégia do Governo do Estado para acabar com o analfabetismo, que vem caindo significativamente no Piauí. De acordo com o secretário da Educação, Ellen Gera, no início dos anos 2000, cerca de 35% da população acima de 15 anos era analfabeta. Em duas décadas, este índice reduziu para 16%.  

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao