Professores e alunos da Uespi fazem manifestação contra retorno 100% presencial

18/04/2022 14h09


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/ADCESPProfessores e alunos fazem manifestação na Uespi.(Imagem:Divulgação/ADCESP)Professores e alunos fazem manifestação na Uespi.

Professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fizeram uma manifestação contra o retorno 100% presencial na instituição. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), no campus Poeta Torquato Neto, sede da Universidade, no Bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina.

Procurada pelo g1, a Uespi informou, por meio da assessoria de imprensa, que a manifestação é um direito do sindicato, mas que o retorno 100% presencial foi definido após pesquisa com a comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos), que manifestou, em maioria, pela volta à instituição.

O coordenador de comunicação da Associação dos Docentes da UESPI (Adcesp), professor Antônio Dias, afirmou que as demandas do movimento são muitas, algumas antigas, como a questão da infraestrutura da instituição e o reajuste salarial dos professores, além de novas, como um protocolo de segurança para o retorno das aulas presenciais.

"Até tem um protocolo, mas só no papel e isso não serve. Não há álcool em gel disponibilizado para os estudantes, por exemplo. O sindicato é a favor do retorno, mas com as condições para garantir nossas vidas, nossa saúde e não há condições no momento",
explicou.
Imagem: Divulgação/ADCESP  Manifestantes passaram nas salas de aula explicando demandas.(Imagem: Divulgação/ADCESP ) Manifestantes passaram nas salas de aula explicando demandas.

O professor criticou ainda a situação da instituição para a volta às aulas. "A gente tem andado aqui pelo campus aqui, percebido o mato tomando conta da Universidade", afirmou.

Antônio Dias disse que a Uespi tem problemas econômicos que afetam tanto professores como estudantes. "Professores há oito anos sem ter reajuste salarial, faltam bolsas para os estudantes", disse.

"É profundamente lamentável que, depois de dois anos, o Governo do Estado, a reitoria e a administração superior tenham negligenciado a organização da universidade. Houve tempo, mas não há interesse",
declarou o professor.

A Adcesp afirmou que pelo menos 500 disciplinas da Uespi estão descobertas, sem professores para ministrá-las.

Pró-reitor diz que retorno ainda terá ajustes
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Alunos no pátio da Uespi no primeiro dia de retorno 100% presencial.(Imagem: Lucas Marreiros/g1 ) Alunos no pátio da Uespi no primeiro dia de retorno 100% presencial.

Ao g1, o pró-reitor de ensino e graduação, professor Paulo Henrique Pinheiro, afirmou que ainda haverá ajustes no retorno 100% presencial às aulas. “Nos preparamos bem para esse período, mas haverá ainda a necessidade de alguns ajustes”, disse.

“Ontem, por exemplo, o ministro da saúde anunciou que vai revogar por decreto a situação de emergência sanitária no país. Isso pode mudar algumas coisas no protocolo da Uespi, como a recomendação para uso de máscara e apresentação do cartão de vacina”,
completou o pró-reitor.

Quanto aos problemas de infraestrutura e falta de recursos, o gestor disse que a administração superior tem procurado solucionar esses problemas. "O reitor, Evandro Alberto, conseguiu em Brasília a liberação de R$ 15 milhões do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]", afirmou.
Imagem: Lucas Marreiros/g1  Universidade Estadual do Piauí (Uespi) campus Poeta Torquato Neto, sede da Universidade, no Bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina.(Imagem:Lucas Marreiros/g1 ) Universidade Estadual do Piauí (Uespi) campus Poeta Torquato Neto, sede da Universidade, no Bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina.

O pró-reitor informou que o recurso será aplicado na compra de equipamentos e modernização dos campi na capital e no interior. Além disso, ele afirmou que o Governo do Estado destinou R$ 2 milhões por campus, também para serem aplicados em infraestrutura.

O professor citou ainda que há autorização para um concurso com 60 vagas para professores efetivos, a contratação de 75 técnicos e a contratação em caráter emergencial de 88 professores substitutos.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: uespi, professores, retorno