"Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe", diz única aluna nota mil do Enem em Pernambuco

14/01/2025 10h21


Fonte Globo.com

"Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe", essa foi a primeira reação de Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos, de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco ao saber que era a única aluna pernambucana a tirar nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O resultado das provas foi divulgado na última segunda-feira (13).

A estudante comemorou o resultado com a família e na noite da última segunda, durante uma live em um rede social, com a professora de português, Fernanda Pessoa, que lhe auxiliou ao longo dos últimos três anos, Camila falou sobre a rotina de estudos para conseguir alcançar a nota máxima na "temida" redação do Enem.

"Eu gosto de redação, eu leio muito, é uma coisa que realmente eu gosto. O resultado do ano anterior (960) foi o que fez eu dar continuidade", disse.

A estudante cursou o ensino médio em uma escola particular do Agreste de Pernambuco e desde 2022 participa das edições do Enem. Camila disse que após a conclusão do ensino médio, a responsabilidade aumentou e o fato de estudar on-line, dificultou o processo.

"O fato de estudar sozinha (on-line) é muito complicado. Tive apoio a distância. No dia da prova eu estava bem nervosa, no segundo dia, eu estava mais ainda já que é o meu ponto fraco", contou.

Após anos de estudo, o resultado chegou e apesar de já ser esperado pelos pais, familiares e amigos, devido a perseverança e dedicação de Camila, a estudante, teve o maior susto quando recebeu um e-mail do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o resultado que concretiza a realização de um sonho, cursar medicina.

"Eu estava muito nervosa para abrir o site, aí eu não ia abri. Recebo um e-mail do Inep. Achei que era golpe (risos). Depois tentei entrar no site e a internet estava lenta. Depois eu consegui entrar foi o maior chororô aqui em casa. Quero cursar medicina", disse.

Imagem: Reprodução / Rede SocialEstudante de Belo Jardim é a única nota mil do Enem 2024 em Pernambuco.(Imagem:Reprodução / Rede Social)Estudante de Belo Jardim é a única nota mil do Enem 2024 em Pernambuco.

Enem 2024

Em todo o país, apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes tiraram nota máxima na redação. O número de notas máxima é o menor dos últimos dez anos.

De acordo com o Ministério da Educação, as redações nota mil estão em:
  1. Alagoas
  2. Ceará
  3. Distrito Federal
  4. Goiás
  5. Maranhão
  6. Pernambuco (Belo Jardim)
  7. Rio Grande do Norte
  8. São Paulo
  9. Rio de Janeiro
  10. Minas Gerais
Em 2024, o tema da redação do Enem foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.A nota da redação é considerada decisiva. Isso porque tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: enem, inep, nota