"Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe", diz única aluna nota mil do Enem em Pernambuco
14/01/2025 10h21Fonte Globo.com
"Recebi um e-mail do Inep e achei que era golpe", essa foi a primeira reação de Camila Ellen Gonzaga, de 19 anos, de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco ao saber que era a única aluna pernambucana a tirar nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O resultado das provas foi divulgado na última segunda-feira (13).A estudante comemorou o resultado com a família e na noite da última segunda, durante uma live em um rede social, com a professora de português, Fernanda Pessoa, que lhe auxiliou ao longo dos últimos três anos, Camila falou sobre a rotina de estudos para conseguir alcançar a nota máxima na "temida" redação do Enem.
"Eu gosto de redação, eu leio muito, é uma coisa que realmente eu gosto. O resultado do ano anterior (960) foi o que fez eu dar continuidade", disse.
A estudante cursou o ensino médio em uma escola particular do Agreste de Pernambuco e desde 2022 participa das edições do Enem. Camila disse que após a conclusão do ensino médio, a responsabilidade aumentou e o fato de estudar on-line, dificultou o processo.
"O fato de estudar sozinha (on-line) é muito complicado. Tive apoio a distância. No dia da prova eu estava bem nervosa, no segundo dia, eu estava mais ainda já que é o meu ponto fraco", contou.
Após anos de estudo, o resultado chegou e apesar de já ser esperado pelos pais, familiares e amigos, devido a perseverança e dedicação de Camila, a estudante, teve o maior susto quando recebeu um e-mail do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o resultado que concretiza a realização de um sonho, cursar medicina.
"Eu estava muito nervosa para abrir o site, aí eu não ia abri. Recebo um e-mail do Inep. Achei que era golpe (risos). Depois tentei entrar no site e a internet estava lenta. Depois eu consegui entrar foi o maior chororô aqui em casa. Quero cursar medicina", disse.
Imagem: Reprodução / Rede SocialEstudante de Belo Jardim é a única nota mil do Enem 2024 em Pernambuco.
Enem 2024
Em todo o país, apenas 12 alunos dos quase 3,2 milhões de participantes tiraram nota máxima na redação. O número de notas máxima é o menor dos últimos dez anos.
De acordo com o Ministério da Educação, as redações nota mil estão em:
- Alagoas
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Pernambuco (Belo Jardim)
- Rio Grande do Norte
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook