Secretaria da Educação entrega quimonos a estudantes e anuncia expansão do projeto Seduc Esportiva

30/08/2024 17h46


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO programa vai oferecer treinamento e suporte contínuo para que os jovens possam se destacar nesta modalidade esportiva.(Imagem:Divulgação)O programa vai oferecer treinamento e suporte contínuo para que os jovens possam se destacar nesta modalidade esportiva.

Em um ato simbólico e com a presença de 84 estudantes medalhistas da etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e Paralimpíadas Escolares 2024, o secretário da Educação, Washington Bandeira, entregou, nesta sexta-feira (30), 130 quimonos para estudantes da rede estadual de ensino inscritos na modalidade judô do programa Seduc Esportiva. A entrega ocorreu no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, zona sul de Teresina.

Para desenvolver o projeto, a Seduc conta com a parceria do Projeto Superação, conduzido pela Associação de Judô Expedito Falcão, que vai oferecer treinamento e suporte contínuo para que os jovens possam se destacar nesta modalidade esportiva, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades físicas e sociais. Nesta primeira etapa, 4 modalidades - judô, jiu-jitsu, capoeira e boxe - são ofertadas em 34 escolas de tempo integral, sendo 31 localizadas em Teresina, duas em União e uma em Picos.

Washington Bandeira destacou que o esporte contribui para formação dos jovens como estudantes e cidadãos e afirmou que a meta do governador Rafael Fonteles é inserir, pelo menos, uma modalidade esportiva em todas as escolas da rede estadual, até 2026.

“Quando iniciamos a gestão, 120 escolas Seduc ofereciam alguma modalidade esportiva. Em 18 meses dobramos esse número e hoje 250 escolas oferecem pelo menos um esporte. Até 2026, teremos pelo menos uma modalidade esportiva sendo trabalhada em todas as Escolas Seduc, porque, além de desenvolver habilidades motoras e cognitivas, o esporte contribui para diminuir a evasão escolar. E esse é o nosso propósito ao aliar de forma mais ativa o esporte à educação”, ressaltou o secretário.
Imagem: Divulgação Secretaria da Educação entrega quimonos a estudantes e anuncia expansão do projeto Seduc Esportiva.(Imagem:Divulgação)

O supervisor técnico do Projeto Superação, Luiz Figueiredo Filho, contou que o projeto surgiu há 13 anos, inspirado no trabalho desenvolvido nas escolas japonesas onde o judô faz parte da grade curricular.

“No Japão, essa modalidade esportiva faz parte da grade curricular das escolas e sempre foi o nosso sonho de trabalhar com os estudantes e por meio do esporte ajudá-los a desenvolver a disciplina, o respeito, o foco, a determinação, desenvolver talentos para que eles se tornem atletas de sucesso. O Seduc Esportiva é um divisor de águas para os jovens piauienses e eu acredito que daqui uns dois anos, no máximo, vamos ter vários medalhistas no nosso estado”, disse Luiz.

Empolgada com o judô na escola, a estudante Júlia Nascimento Santana, do 8º ano do ensino fundamental do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Pe. Joaquim Nonato, é uma das beneficiadas do projeto.

“Eu faço judô na minha escola duas vezes na semana e isso é muito bom. O esporte me ajuda a trabalhar melhor em equipe e também a ter mais concentração nas aulas. Me sinto feliz e agradeço a todos que ajudam neste projeto que vai atender mais jovens, que assim como eu, amam praticar esporte”, afirmou Júlia.
Imagem: Divulgação Secretaria da Educação entrega quimonos a estudantes e anuncia expansão do projeto Seduc Esportiva.(Imagem:Divulgação)

Seduc Esportiva

Lançado em 27 de junho de 2024, o programa Seduc Esportiva tem como objetivo:
  • Potencializar a prática de esportes em todas as Escolas Seduc;
  • Apoiar, organizar e acompanhar as etapas dos Jogos Escolares;
  • Assegurar passagens aéreas para times que representarão o Piauí nos Jogos da Juventude, Paralimpíadas Escolares e JEBs;

O programa também prevê reformas nas quadras poliesportivas e nos espaços de convivência, além da aquisição de novos materiais e equipamentos.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao