Secretário da Educação recebe representantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher
30/03/2023 09h16Fonte pi.gov.br
Imagem: DivulgaçãoWashington Bandeira destacou a importância do diálogo entre as instituições para conhecer suas demandas e propostas.
O diálogo para a promoção da defesa dos direitos da mulher no âmbito educativo foi pautado em agenda com o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, nesta quarta-feira (29). A audiência contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do PI (CEDDM-PI).
Entre as representações da sociedade civil, participaram a presidente do conselho, Tatiane Seixas e a vice-presidente, Conceição Silva; representante da Seduc no Conselho, Du carmo; a representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), Lucilene de Sousa; representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Piauí (Sinte), Antônia Ribeiro; da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Estado do Piauí (Famcc), Neide Carvalho; e Jesus Lima, representando a entidade Gênero Mulher Desenvolvimento e Ação para a Cidadania (Gemdac).
Neste primeiro encontro, Washington Bandeira destacou a importância do diálogo entre as instituições para conhecer suas demandas e propostas e, a partir daí, desenvolver ações convergentes entre os parceiros.
“A educação perpassa por diferentes áreas sociais em que a mulher está presente. Existem demandas quanto ao direito de políticas públicas de educação para as mulheres e por isso é muito importante ter este elo comunitário com o Governo do Estado. O diálogo foi produtivo junto às representações do CEDDM-PI quanto às demandas para as mulheres exercerem suas atividades de forma digna e, nada mais justo, a Seduc cercar-se de parcerias em diferentes projetos desenvolvidos em caráter e institucional”, anunciou o secretário.
Frente às demandas elencadas pelos representações do Conselho, Washington Bandeira apontou encaminhamentos para projetos junto à Secretaria das Mulheres, com o trabalho da Lei Maria da Penha nas escolas; enção à formação de professores e gestores com a participação do Conselho; femas ligados à promoção da educação técnica e profissional no âmbito da educação do campo, transporte escolar, atenção à estudante em estado puerperal e/ou lactante; e projetos desenvolvidos no espaço escolar.
O encontro foi acompanhado pelos superintendentes da Educação Básica, Antônio Amaral; superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro; a superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; e superintendente de gestão, Rodrigo Torres.