Seduc apresenta iniciativas inovadoras que estão revolucionando a educação no PiauÃ
13/04/2025 21h49Fonte Governo do PiauÃ
No Diálogos pelo Piauí, a Seduc apresentou o ensino de IA presente nas escolas e o apoio formativo para a Primeira Infância e de alfabetização de jovens e adultos.Com iniciativas que reforçam os avanços da educação pública no estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marcou presença no primeiro encontro do Diálogos pelo Piauí, realizado em Picos, nesta sexta (11) e sábado (12).
Durante o evento, o secretário da Educação, Washington Bandeira, conversou com alunos alfabetizados, pais e crianças do ensino infantil, além de alunos dos Centros de Ensino de Tempo Integral que visitaram o estande da Educação.
O encontro, que inaugurou uma série de diálogos regionais promovidos pelo Governo do Estado, destacou programas como o Alfabetiza Piauí, o ensino de Inteligência Artificial e ações voltadas à Primeira Infância, que consolidam o Piauí como referência em educação integral e inclusiva.
Espaço dedicado à Primeira Infância encanta crianças e famílias
Em um espaço colorido e interativo, a Seduc, por meio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), promoveu atividades lúdicas para a primeira infância, incluindo contação de histórias, pintura e a oficina da boneca Abayomi, símbolo de resistência negra, integrada ao Programa Educar Mais Cedo para Respeitar. A ação, realizada em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, também apresentou o Kit Mobiliário Creche, com 23 itens essenciais para estruturar ambientes de aprendizagem.
Imagem: Divulgação

“Nossa, ele está amando! Não quer nem ir para casa. Esse evento foi muito bom e devia ter mais vezes. É uma oportunidade maravilhosa”, relatou Adriana de Oliveira, mãe do pequeno Gabriel, que participou das atividades de leitura.
Inteligência Artificial nas salas de aula do Piauí
O Piauí tornou-se o primeiro das Américas a incluir o ensino de Inteligência Artificial como disciplina obrigatória na rede pública, beneficiando mais de 120 mil estudantes.
Imagem: Divulgação

No evento, jovens como Renato da Costa, 16 anos, já vivenciam esta revolução. Ele demonstrou o uso dos óculos de realidade aumentada, ferramenta presente nas escolas da rede estadual.
“A experiência com os óculos foi incrível! A aula de IA na escola é muito criativa e facilita entender os conteúdos de história, biologia ou geografia. Tudo fica mais fácil”, destacou Renato, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dirceu Mendes Arcoverde, de Picos.
Alfabetiza Piauí faz busca ativa para jovens e adultos iniciarem novos sonhos
Com busca ativa para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Alfabetiza Piauí ganhou destaque ao oferecer suporte pedagógico e chamou o público para conhecer a transformação na vida dos alunos.
Imagem: Divulgação

No estande, Roselma Pereira, que foi alfabetizada no Ceti Dirceu M. Arcoverde, em Picos, compartilhou sua experiência transformadora. “Não faltou nada para nós. A escola foi incrível, as aulas são excelentes e agora estou tendo a chance que sempre esperei e não vou perder. Já fiz minha matrícula na segunda etapa”, adiantou.
Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação, reforçou a importância do diálogo direto com a população. “Estamos entregando uma gama completa de iniciativas que vão desde oficinas de leitura e alfabetização para jovens e adultos até cursos técnicos, oficinas de inteligência artificial, robótica e realidade visual. Tudo isso reflete o compromisso do governador Rafael Fonteles com uma educação pública transformadora”, afirmou o Gestor.
Imagem: Divulgação

Plenária Diálogos pelo Piauí
À tarde, o Secretário Washington Bandeira participou da primeira plenária pública do Projeto Diálogos pelo Piauí. O evento promoveu discussões em torno de sete eixos temáticos: Educação Inclusiva e de Qualidade; Saúde e Bem-Estar; Justiça e Segurança; Redução das Desigualdades; Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; Desenvolvimento Socioeconômico; e Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Imagem: Divulgação

Em seu discurso, o governador Rafael Fonteles destacou os avanços na educação piauiense nos últimos dois anos.
“Priorizamos o ensino técnico como um movimento pioneiro no Piauí: 70% dos estudantes do ensino médio já fazem cursos técnicos simultaneamente, mais que o dobro da média nacional. É uma nova geração de estudantes com formações como Desenvolvimento de Sistemas, Empreendedorismo e Marketing Digital, onde o técnico impulsiona a economia. Essa é a revolução que iniciamos: ensino integral com capacitação técnica para formar cidadãos prontos para o mercado”, disse o governador.
Imagem: Divulgação

Além das ações no evento, a Seduc reforçou os avanços do ensino integral que já atende milhares de estudantes com currículo ampliado, incentivo à pesquisa científica e ao esporte educacional.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook