Seduc divulga resultado da 2ª edição do prêmio Alfa-10

15/11/2023 12h04


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO prêmio foi criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Saepi.(Imagem:Divulgação)O prêmio foi criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Saepi.

A secretaria Estadual da Educação divulgou, nessa terça-feira (14), o resultado do Prêmio Alfa 10 – Edição 2022. O prêmio foi criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do ensino fundamental.

O resultado foi realizado durante o I Seminário Regional de Boas Práticas do Programa Piauiense de Educação na Idade Certa (PPAIC) da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE).

O Prêmio ALFA-10 é um incentivo financeiro destinado às escolas públicas (escolas premiadas) estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, contanto que cumpriam alguns pré-requisitos .

Confira a lista das escolas vencedoras da 2ª Edição do Prêmio Alfa-10 (https://www.seduc.pi.gov.br/donwload/arquivos/editais/13-editais-14-11-2023-08-57-34.pdf)

I Seminário Regional de Boas Práticas do PPAIC

O I Seminário Regional de Boas Práticas do PPAIC – Programa Piauiense de Educação na Idade Certa, foi realizadao com o objetivo de apresentar as boas práticas de alfabetização no estado. Este ano, o evento tem como tema “Avaliar para Ensinar”. “Investir na educação das nossas crianças é garantia de retorno em aprendizagem com qualidade, saúde, segurança, economia de gastos públicos, desenvolvimento social e econômico”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira, durante o evento.

O secretário da Educação ainda reforçou que o investimento em educação na Primeira Infância é essencial para a formação de cidadãos conscientes. "Vejam a potência que é o investimento em políticas públicas voltadas para a primeira infância. Sem dúvida alguma, os profissionais da educação, que se voltam a esse trabalho tão nobre, estão lidando com o que há de mais transformador em uma sociedade. Estão preparando e formando as nossas crianças e, assim, construindo um futuro com muito mais educação, saúde, assistência social e segurança de qualidade”, afirmou o gestor.

A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, também esteve presente no evento e informou que o programa vem desenvolvendo ações para fortalecer a educação infantil no estado. “Para mim é uma honra participar deste I Seminário Regional do PPAIC porque nós, através do Pacto pelas Crianças do Piauí, estamos realizando a ampliação do programa para a capacitação de professores para atender bebês e crianças de 0 a 3 anos e já estamos com essa ação em pleno funcionamento. É muito importante este encontro para que possamos fortalecer a educação infantil para que as crianças possam aprender a ler e escrever na idade certa”, pontuou a primeira-dama.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: programa, escolas, ppaic