Seduc traz orientações sobre a busca ativa de matrículas do Programa Alfabetiza Piauí

01/07/2024 19h09

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoSecretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira.(Imagem:Divulgação)Secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira.

O Secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, participou de reunião técnica para orientação e mobilização de matrículas no Programa Alfabetiza Piauí. O encontro foi realizado por meio da plataforma do Canal Educação, nesta segunda-feira (1), com representantes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs), coordenadores de ensino, alfabetização e gestores escolares dos Centros de Educação de Jovens e Adultos.

A mobilização para efetivar matrículas do Programa Alfabetiza Piauí pelas equipes da Seduc em todo o Piauí inclui o uso da plataforma https://plataforma.seduc.pi.gov.br/alfabetiza/, que facilitará o preenchimento de dados pelas equipes nos centros de ensino que irão ofertar a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A estratégia de Busca Ativa permitirá localizar os estudantes que não deram seguimento à alfabetização, identificar as dificuldades no acesso às escolas e propor soluções para efetivar a matrícula dos potenciais estudantes.

Washington Bandeira incentivou os gestores a diversificarem as estratégias para atrair os jovens e adultos e iniciarem o ciclo de alfabetização. “Este é um encontro para alinhar e mobilizar toda a nossa equipe para realizar diversas ações de fortalecimento da busca ativa e ampliação dos matriculados no Programa Alfabetiza Piauí, para alcançarmos mais de 100 mil jovens e adultos alfabetizados até 2026. No programa, os nossos alunos terão direito a bolsa no valor de R$ 600, transporte e alimentação. Então, os interessados já podem efetivar suas matrículas no Alfabetiza Piauí e a previsão de início de aulas é para o dia 15 de julho”, disse o secretário.

Programa Alfabetiza Piauí

O Programa Alfabetiza Piauí visa ampliar o acesso à Educação e a continuidade dos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo como meta reduzir o índice de analfabetismo no estado, as ações do Alfabetiza Piauí são planejadas para alcançar 125 mil piauienses com idade igual ou superior a 15 anos que não foram alfabetizadas na idade certa, até 2026.

Outro meio de incentivo pelo Alfabetiza Piauí está na oferta de benefícios como transporte, alimentação e uma bolsa no valor de R$ 600,00 ao longo do processo de alfabetização. O pagamento da bolsa ocorrerá em três etapas à medida que o aluno avançar no curso.