Uespi recebe doação de 2 mil aparelhos de TV Box da Receita Federal

20/01/2024 11h09


Fonte Governo do Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recebeu da Receita Federal, nessa quinta-feira (18), a doação de 2 mil aparelhos de TV Box avaliados em R$ 360 mil. No momento da entrega, que aconteceu na sala de reuniões da universidade, o órgão federal foi representado pelo delegado André Luís.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, agradeceu pela doação e parceria da Receita Federal com a instituição de ensino. "A Receita Federal é uma grande parceira da Uespi e eu agradeço ao delegado André Luís por atender à solicitação dos nossos pesquisadores. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços entre a Universidade e a Receita Federal, como também reforça o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado”, disse o gestor.

Imagem: DivulgaçãoTítulo: Uespi recebe doação de 2 mil aparelhos de TV Box da Receita Federal, Link: https://www.pi.gov.br/noticia/uespi-recebe-doacao-de-2-mil-aparelhos-de-tv-box-da-receita-federal(Imagem:Divulgação)Título: Uespi recebe doação de 2 mil aparelhos de TV Box da Receita Federal, Link: https://www.pi.gov.br/noticia/uespi-recebe-doacao-de-2-mil-aparelhos-de-tv-box-da-receita-federal

O professor José Vigno, do curso de Ciência da computação do campus de Piripiri, explica que a principal ideia é descaracterizar os aparelhos doados e transformá-los em computadores. “Iremos transformar esses dispositivos com o objetivo de devolvê-los à sociedade, visando estabelecer laboratórios tanto na própria Uespi quanto em escolas públicas do estado”, pontua Vigno.

O professor Alcemir Santos, que também leciona no campus de Piripiri e é colaborador de José Vigno no projeto, diz que irá incluir a construção de software para automação de atividades, utilizando as TV Boxes descaracterizadas no processamento de informação.

Imagem: DivulgaçãoO ato reforça o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado.(Imagem:Divulgação)O ato reforça o compromisso conjunto de contribuir para o desenvolvimento educacional e tecnológico em nosso estado.

“Esses aparelhos deixarão de ser Tv Boxes e passarão a ser apenas um computador. Isso implica, por exemplo, na remoção do sistema operacional Android e na instalação do Linux. Além disso, é necessário lidar com as placas Wi-Fi, que não são homologadas pela Anatel”, esclarece.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao