UFPI permanece em greve após decisão nacional de encerrar movimento em todo o país

24/06/2024 14h57


Fonte G1 PI


Os professores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) permanece em greve, com a decisão de continuidade aprovada em assembleia geral da Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi) na última semana. A greve foi aprovada em assembleia realizada no dai 28 de maio 28 na sede da Adufpi, em Teresina.

Os professores de outras diversas universidades federais decidiram no domingo (23) encerrar a greve nacional, iniciada em abril deste ano, após a aprovação da proposta de reajuste salarial enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A greve nacional foi encerrada após a maioria das assembleias estaduais votarem a favor da proposta do governo. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a paralisação será finalizada até o próximo dia 3 de julho. O comando nacional da greve (CNG) indicou a saída coletiva da greve, com o acordo oficial sendo assinado junto ao Ministério da Gestão e Inovação nesta quarta-feira (26).

Entretanto, o retorno às aulas nas instituições federais de ensino depende das decisões internas de cada universidade. No Piauí, a Adufpi afirmou que a greve continua.

Em nota, a Adufpi informou que uma nova rodada de assembleias deve acontecer ainda essa semana para deliberar novamente pela continuidade ou pela saída coletiva da greve e que a a greve só será considerada encerrada após uma nova votação favorável à saída do movimento. Confira na íntegra:

"Ainda seguimos em greve. Na última quinta-feira, realizamos uma assembleia geral na qual foi deliberado por ampla maioria dos presentes pela continuidade da greve. Ontem, em Brasília, o sindicato nacional convocou as bases para dialogar sobre o movimento paredista no país, no qual novos encaminhamentos foram retirados para que sejam apreciados novamente pelas bases, e portanto, é possível que uma nova rodada de assembleias aconteçam para deliberar novamente pela continuidade ou pela saída coletiva da greve. A data para uma nova assembleia ainda não foi deliberada pela Diretoria, mas, vale destacar que a UFPI não é a única instituição em greve atualmente no país. Posterior a esta Assembleia caso a pauta de finalização da greve seja votada podemos então afirmar que a greve acabou. Mas por enquanto seguimos em greve".

Greve na Ufpi

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deflagraram greve no dia 28 de maio, em assembleia realizada na sede da associação dos docentes, em Teresina. Embora a suspensão das atividades estivesse prevista para o dai 3 de junho, alguns professores já tinha interrompido as aulas. Os servidores técnicos e administrativos da UFPI já estavam em greve. No Instituto Federal do Piauí (IFPI), servidores e professores já estavam com os trabalhos suspensos.

No IFPI, os professores iniciaram a greve em 15 de abril. Já os servidores administrativos de ambas as instituições aderiram ao movimento ainda em 11 de março.