Volta às aulas presenciais: como será o 2º semestre nas escolas de Teresina

21/07/2021 15h44


Fonte G1 PI

Imagem: Claudio VieiraAulas presenciais em Teresina(Imagem:Claudio Vieira)

A aulas presenciais na rede particular serão retomadas em Teresina a partir de 1º de agosto, para o segundo semestre letivo.

Assim como no primeiro semestre, o retorno será híbrido para a rede estadual e particular: parcialmente remoto, com aulas online, e parcialmente presencial.

Na rede municipal, o retorno inicial será apenas remoto. Apenas o ensino infantil da rede municipal de ensino não tem ainda uma previsão de retorno.

Confira, abaixo, os detalhes sobre a volta às aulas para alunos dos ensinos médio, fundamental e infantil nas redes particular, municipal e estadual:

Rede particular

As aulas do 2º semestre retornam dia 2 agosto para a maioria das escolas, seguindo o protocolo anterior, já adotado no 1º semestre, em formato hibrido. Parte dos alunos assiste às aulas de casa, online, e outra parte, com autorização dos responsáveis, assiste às aulas presencialmente.

Esse retorno vale para o ensino infantil, fundamental e médio.

Rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que o novo período começa dia 6 de agosto para alunos do ensino fundamental. A expectativa é de retornar apenas no formato remoto para todas as turmas.

O retorno será presencial nas aulas para as turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental a partir de setembro. Segundo a Semec, essas turmas devem ser priorizadas por serem de anos estratégicos para o ensino básico.

Em relação às creches e ensino infantil, a Secretaria informou que ainda não tem data para o retorno, mas a vigilância deve começar a fazer visitas nos Centros de Educação Infantil para liberar o retorno gradualmente.

Rede estadual

As aulas presenciais para os alunos da rede estadual - que atende o ensino médio e fundamental, em algumas cidades - acontecerá de forma gradual e híbrida a partir de 9 agosto. A data específica ainda não foi informada.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o retorno presencial será opcional, ou seja, apenas para os estudantes que tiverem autorização dos pais ou responsáveis. Estas seguirão o horário correspondente a um turno, com revezamento organizado pela escola, respeitando o limite de 50% da capacidade de atendimento de cada escola, ou seja, sem o risco de aglomeração.

A Seduc informou que a quantidade de dias que os estudantes frequentarão a escola pode variar em cada unidade educacional, de acordo com o número de estudantes que aderirem às aulas presenciais. Cada unidade educacional entrará em contato com as famílias que manifestarem interesse pelo retorno presencial para realizar as devidas orientações.

Tópicos: retorno, aulas, presencial