Dilma e Serra trocam farpas em debate na tv

13/09/2010 10h54


Fonte UOL

Imagem: REDETVClique para ampliarSerra vs Dilma(Imagem:REDETV)Serra vs Dilma
Na troca de ataques mais dura nos debates destas eleições presidenciais, a líder nas pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff (PT), e seu principal adversário, José Serra (PSDB) ganharam direito de resposta um contra o outro no evento Folha/RedeTV! que reúne os principais candidatos ao Palácio do Planalto neste domingo (12). A petista rebateu acusações de vínculo com vazamentos na Receita Federal. Acabou a argumentação chamando o tucano de “caluniador”, e deu a seu rival o mesmo direito que conseguiu.

Dilma recebeu o direito de resposta depois de Serra ligar sua campanha a vazamentos na Receita Federal ainda no segundo bloco. “Ele quer ganhar essa campanha no tapetão porque não consegue convencer o povo brasileiro”, disse a petista, em referência a uma ação do PSDB no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para impugnar sua candidatura. “Ele quer virar a mesa da democracia com divulgação de crime por fato inverídico”, afirmou.

No fim de sua resposta, com tom mais duro do que o habitual na campanha, Dilma atacou: “Não passarei esta eleição como a caluniadora. Ele é que passará”. Serra pediu direito de resposta e o conseguiu em seguida, enumerando escândalos ligados ao governo federal nos últimos anos. E ironizou a petista por ter o apoio do ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu.

“Essas questões que envolvem a democracia não se resolvem com braveza”, disse. “Agora você vai pedir direito de resposta por isso [dizer que tem apoio de Dirceu]?” Mais tarde, o tucano voltou a se referir à discussão com Dilma. “As pessoas sabem que eu não sou nem caluniador nem evasivo. Minha vida pública é bem conhecida. No seu caso, realmente não dá para dizer. Não dá para saber se você é ou não caluniadora ou se é ou não evasiva”, afinetou.

Mais tarde, depois de questionada por Serra, Dilma voltou ao ataque: “As pessoas não podem ser pretensiosas e acharem que são a dona da verdade. Espero que as pessoas que me cercam também não sejam. Lamento a tentativa sistemática do meu adversário de me desqualificar”, disse. “Não subestime ninguém, candidato. O senhor não é dono da verdade. O senhor não é melhor do que ninguém.”

Depois da discussão tensa, houve um alívio no clima depois de Dilma questionar o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, sobre a construção de plataformas da Petrobras no exterior. “Isso aí é pegadinha”, disse o socialista, em meio a risos da platéia. “Eu não sei. Não sei mesmo. Não sou obrigado a saber. Estou aqui para falar das grandes questões.”

Tópicos: dilma, resposta, direito, mais, serra