JVC FALA pela 1º vez e pode liberar apoio a Wilsão ou Silvio
05/10/2010 13h49Fonte 180graus
Pela primeira vez após o anúncio do resultado do 1º turno das Eleições 2010, o senador João Vicente (PTB) falou à imprensa. A equipe do 180graus foi à sede da Socimol e encontrou o parlamentar na empresa do Grupo Claudino, zona Sul de Teresina, nesta terça-feira (05/10).
JVC adiantou que fará uma reunião na noite de hoje, seguida de jantar, em sua própria casa, na zona Leste, para definir os rumos a serem seguidos no 2º turno. Ele convidou lideranças do PTB e de partidos aliados, como o PDT e PP, que fizeram parte da coligação “Por um Piauí Novo”. O bloco teve pouco mais de 300 mil votos nesse pleito.
Somente nesse encontro, JVC vai anunciar sua decisão pessoal e do próprio partido sobre quem irão apoiar: Sílvio Mendes (PSDB) ou Wilson Martins (PSB). Porém, o senador adianta que apenas vai se manifestar na quarta-feira, durante entrevista coletiva, e sinaliza: "A tendência é liberar as lideranças do PTB no interior, já que temos situações municipais que são intransponíveis", declara.
REUNIÃO VAI SER DECISISVA
A reunião na casa de JVC deve contar com cerca de 20 pessoas. São seis deputados estaduais eleitos, dois federais e um senador, além dos demais partidários e correligionários do interior do Estado. Deverão participar ainda Ubiraci Carvalho e Paes Ladim serão os únicos ausentes. O primeiro por ter revelado apoio a Wilson e o segundo por seguir viagem a Brasília.
Nela, o líder do PTB vai ouvir os membros da própria sigla, do PDT e do PP, além das lideranças municipais. O contexto político das cidades será levado em consideração no momento da escolha, mas João Vicente garante que vai respeitar o desejo da maioria.
Conversas de bastidores dão conta que o partido de Flávio Nogueira vai seguir mesmo com Wilson.
APOIO A WILSÃO OU SILVIO?
Perguntado sobre quem apoiará neste 2º turno Wilson Martins ou Silvio Mendes, João Vicente disse ter as suas "preferências pessoais". Foi cauteloso e disse que vai esperar a reunião com seus aliados para anunciar oficialmente. "É claro que tenho minha preferência, mas vamos esperar pelo que todos decidirem após esta reunião. Tenho contactado todos os municípios para saber o posicionamento de cada um, se a situação municipal influência na escolha do candidato estadual", disse JVC, que mostra já conhecer a posição da maioria dos aliados.
CRÍTICAS AO PARTIDO DOS TRABALHADORES
Perguntado se teria guardado mágoas do governador Wilson Martins, João Vicente nega qualquer ressentimento. “Não tenho mágoas, nem ressentimento. O jogo político é duro, tem que está preparado para os dissabores. Agora o momento é de pensar no Piauí”. Porém, o parlamentar reforça as críticas feitas por Ciro Nogueira (PP) à postura do Partido dos Trabalhadores. “Entre outras coisas, tentaram desestabilizar nossa candidatura e mostramos que era para valer. Arquitetaram determinadas coisas durante a formação da nossa chapa (...)”, queixou-se.
JVC CRITICA EX-ADVERSÁRIOS DO 1º TURNO
João Vicente surpreende ao fazer críticas à administração de Wilsão e Sílvio Mendes, tendo em vista que um deles pode ser seu aliado no segundo turno. Ele disse que mesmo ao se encontrar em uma situação de oposição, juntamente com o tucano, não significa que ambos tenham o mesmo pensamento ou que vão se unir nessa etapa. “Estamos em uma situação de oposição. Então só existe um governo. O que não é governo é oposição. Nunca fiz a nível pessoal, nem a um candidato, nem ao outro. Eu e Sílvio estamos do mesmo lado, fazemos oposição, mas isso não quer dizer que temos a mesma maneira, o mesmo estilo de gestor público”, explica.
Em seguida, elenca os principais problemas da capital deixados pelo candidato do PSDB. “Nós discordamos do prefeito Sílvio como gestor, é tanto que a prefeitura vai ter que viver um novo momento. Elmano tem que mostrar mais a cara do PTB agora para resolver problemas que o ex-prefeito não resolveu em relação a Teresina. O problema de trânsito é gravíssimo, pouco foi planejado, pouco foi dado resolução a isso. Sem falar de galerias, calçamento e lixo”, lista JVC.
Já em relação a Wilson Martins, o discurso foi de mudança no modelo de gestão. “Nós precisamos de um governo que realmente projete esse Estado e faça com que o Piauí dê um salto de desenvolvimento. Estamos marcando o passo e perdendo muito tempo”, endossa.
“AQUELA BASE ALIADA ACABOU”
Sobre a possível reedição do extinto blocão governista e o conseqüente apoio à candidatura de Wilsão, JVC foi enfático ao dizer que o arco de alianças tem sua configuração completamente diferente. Segundo ele, o cenário nesse momento é outro. “Aquela base acabou. Vivemos um outro momento, uma situação diferente, Wellington não é mais governador, então não há essa possibilidade”, descarta o filho do “Sêo João”.
Confira as últimas notícias sobre Eleições: florianonews.com/eleicoes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews