Número de mulheres eleitas bate recorde na Câmara Municipal de Teresina

08/10/2012 13h32


Fonte Portal da Clube

A quantidade de mulheres eleitas na Câmara Municipal de Teresina cresceu significativamente nas eleições municipais deste ano. No pleito eleitoral de 2008, apenas duas mulheres representava a bancada feminina naquela Casa, já este ano, seis mulheres estão entre as eleitas.

Graça Amorim (PTB) foi a mais votada na eleição entre as 29 pessoas que assumirão uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina, a partir do próximo ano. Ela recebeu 9.372 votos, vale lembrar, que nas eleições municipais passada, ela ficou na primeira suplência e conseguiu uma cadeira no legislativo municipal porque Eliseu Aguiar, do mesmo partido, foi convocado para assumir o cargo de deputado federal.

Imagem: DivulgaçãoVeteranas Rosário Bezerra,Graça Amorim e Teresa Brito.(Imagem:Divulgação)Veteranas Rosário Bezerra,Graça Amorim e Teresa Brito.

As veteranas, Teresa Brito (PV) e Rosário Bezerra (PT) foram reeleitas para mais um mandato. Compõem a bancada feminina das novatas: Cida da coligação (PHS – PRP / PSL), Teresinha Medeiros, da coligação (PPS – PSC / PPS) e Celene (PT Do B – PSDC / PT).

Para Teresa Brito este acréscimo no número de parlamentares do sexo feminino será de extrema importância na elaboração de projetos voltados para as mulheres. “No último mandato, eu e Rosário Bezerra conseguirmos desenvolver muitas ações e projetos que beneficiaram as mulheres. Acredito que com a entrada destas mulheres nossos trabalhos serão expandidos ainda mais. Confio que teremos uma boa relação”, diz.

A vereadora afirma ainda que o aumento da bancada feminina se deve a ampliação no número de vereadores eleitos, que passou de 21 para 29 parlamentares a partir deste ano. Ela cita também como fator que influenciou esta mudança, a lei 12.034 estabelece que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo”.