Veja como foi o debate da TV Clube entre Silvio e Wilson

29/10/2010 09h14


Fonte O Dia

Iniciou pontualmente às 21h30 (horário local) o último e mais aguardado debate entre os candidatos ao Governo do Estado do Piauí, que é realizado pela TV Clube, afiliada da Rede Globo.

Silvio Mendes (PSDB) foi o primeiro a chegar à sede da emissora, localizada na Avenida Valter Alencar, zona Sul de Teresina. Cerca de 15 minutos depois o governador Wilson Martins (PSB) chegou, faltando poucos minutos para o início do debate.

A jornalista Ana Paula Araújo foi escalada pela emissora carioca para mediar o debate no Piauí.

1º Bloco

No primeiro bloco os candidatos começaram debatendo a habitação na capital. Wilson disse que seu governo com Wellington Dias construiu cerca de 7 mil casas populares. Disse também que parte dessas moradias foram feitas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O ex-prefeito disse que a construção de moradias feita pelo governo estadual é legítima, contudo, ele criticou a realização de empréstimos para realizar investimentos no setor habitacional. Disse ainda que todas as famílias que viviam em áreas de risco por conta das enchentes na capital foram transferidas para residências na Avenida Rui Barbosa, "bem localizada" e "valoriza".



Wilson Martins questionou qual o projeto de Silvio para as estradas no Piauí. Silvio respondeu afirmando que na prefeitura investiu, proporcionalmente, quatro vezes mais o que o governo estadual investiu, e disse que vai fazer a estrada transcerrados, que, segundo o tucano, foi prometida e não foi feita. Mendes disse ainda que vai construir e restaurar todas as rodovias que não tiveram a atenção do atual governo.



Wilson rebateu afirmando que Silvio não respondeu sua pergunta e, mais uma vez, falou que o tucano não conhece o Piauí. O governador falou que a transcerrados já foi feita, faltando apenas asfaltar.

Silvio afirmou que a transcerrados é uma estrada precária e disse estar inconformado com a declaração do governador de que a estrada já está feita. Após a fala do candidato do PSDB, a comissão de advogados decidiu conceder direito de resposta solicitado por Wilson Martins.

Sobre o tema corrupção, Silvio falou que Wilson pertence ao governo com o maior número de denúncias em toda a história do Piauí, e questionou o que ele fará, caso seja reeleito, para combater as práticas de corrupção.

O candidato garantiu que vai tratar a corrupção de maneira implacável, combatendo qualquer tipo de desvio. Silvio disse que foi gestor público durante 15 anos e nunca sofreu qualquer tipo de denúncia. Por outro lado, o tucano afirmou que os governos dos quais Wilson participou tiveram graves suspeitas de práticas de corrupção.

Wilson respondeu dizendo que Silvio é "dissimulado" e afirmou que as denúncias devem ser investigadas até o fim, não cabendo a ninguém fazer julgamentos precipitados.

Silvio lembrou que o Governo do Piauí é considerado o menos transparente do País, e disse mais uma vez que não possui nenhuma denúncia, porque prestou contas de todas as obras e serviços realizados pela Prefeitura de Teresina.

2º Bloco

Silvio abriu o bloco perguntando o que Wilson Martins fez pela saúde de Teresina à época em que foi secretário de Saúde.

Wilson citou alguns centros de saúde construídos em sua gestão, bem como a criação da Fundação Municipal de Saúde. "Foi tão boa a criação da fundação que o senhor ficou por um bom tempo na mesma sala, que eu deixei", disse.

Silvio, por sua vez, disse que fez três maternidades, Hospital da Santa Maria da Codipi, Hospital de Urgência de Teresina e dezenas de centros de saúde. "Se você quiser ser conhecido como o governador da saúde, precisa trabalhar mais", alfinetou.

O debate ficou mais acirrado quando os candidatos voltaram a falar das obras inacabadas do Governo do Piauí e da Prefeitura de Teresina.

"Faça as estradas que vocês prometeram e não fizeram. O povo está esperando. Honre seus compromissos e pague as construtoras", cobrou Silvio Mendes.

Silvio disse que Wilson reclama de todos os governos dos quais participou, e voltou a afirmar que Teresina possui a melhor educação do Nordeste e a terceira melhor do Brasil.

Wilson avaliou que a educação do Piauí tem avançado e afirmou que Silvio deixou muito a desejar na educação de Teresina. O candidato do PSB ainda questionou a não realização de concurso público para contratação de professores na rede municipal de ensino, e afirmou que a PMT possui uma grande quantidade de professores leigos.

Silvio desafiou o adversário a formalizar uma denúncia no Ministério Público do Estado, para que ele possa desmentí-lo. "Não tem um ato meu, diferente do seu governo, que eu tenha que olhar pra traz. Sou responsável até pelos atos dos meus secretários. Eu não tenho por que olhar pra trás. Só olho para os meus eleitores", retrucou Silvio.

O tucano ainda disse que nunca colocou parentes para trabalhar em órgãos públicos, "ao contrário de alguns dos seus amigos, Dr. Wilson", acusou.

3º Bloco


No terceiro e último bloco os candidatos fizeram suas considerações finais. Ambos usaram o tempo para agradecer os eleitores e os militantes.

Em sua fala, Silvio disse que deseja que o Piauí seja um Estado melhor, mais justo, com menos desperdício de recursos, e oferecendo saúde, educação e demais serviços públicos de qualidade para a população.

Já Wilson falou que é o candidato mais preparado para continuar o desenvolvimento iniciado pelo presidente Lula, por Dilma e pelo ex-governador Wellington Dias.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook