Artilheiro do Ano: pressão sobre os líderes cresce, e Fortaleza é destaque

17/02/2014 12h48


Fonte G1 PI

Imagem: Kid Júnior/ Agência DiárioClique para ampliarWaldison, do Fortaleza, fez dois na goleada de 7 a 0 sobre o Itapipoca.(Imagem:Kid Júnior/ Agência Diário)Waldison, do Fortaleza, fez dois na goleada de 7 a 0 sobre o Itapipoca.

André Cassaco, do Horizonte-CE, não balançou a rede na última semana, mas manteve a liderança do Prêmio Artilheiro do Ano, com dez gols. Seus três principais concorrentes até o momento, Lima (ASA), Robert (Fortaleza) e Dico (Tiradentes-CE) também passaram em branco e permanecem com nove gols cada. Mas, apesar de ter mantido a ponta, o quarteto precisa abrir o olho, já que o número de jogadores que estão na cola cresceu.

Há sete dias, apenas dois jogadores somavam oito gols. Agora, já são seis: além de Netinho (Guarani de Juazeiro) e Cleiton (Quixadá), já atingiram a marca Waldison (Fortaleza), Ricardo Lopes (Globo-RN), Kiros (Porto-PE) e Marciel (Horizonte-CE). O aumento da pressão sobre os líderes também fica claro quando observa-se que até a última parcial da disputa apenas 13 jogadores tinham seis ou mais gols, e agora já são 22 goleadores. Confira mais abaixo a lista dos líderes da premiação.

O domínio nordestino segue grande. Do primeiro ao 22º colocado, somente três não são de equipes do Nordeste, cujos estaduais começaram antes da maioria do restante do país. Os únicos intrusos, por enquanto, são Lima (Paysandu), com sete gols, e Nonato (Goianésia) e Henrique (Portuguesa), com seis tentos cada. Dos times da Série A, Luis Fabiano (São Paulo) e Neto Baiano (Sport) são os mais bem colocados, com cinco gols.

Dentre tantos times nordestinos bem representados, destaque para o Fortaleza, que tem três artilheiros entre os 15 primeiros: Robert, que já vinha com nove gols, agora tem companhia de Waldison, com oito, e Marcelinho Paraíba, com sete, dupla que comandou a goleada de 7 a 0 do Leão do Pici sobre o Itapipoca, pelo Campeonato Cearense, neste domingo.

Outros dois jogadores merecem uma menção especial por terem marcado três gols em uma única partida, ao longo da última semana. Eles são Denis (Paysandu), que conseguiu o feito na goleada de 7 a 2 sobre o Náutico-RR (veja, ao lado, os gols da partida), pela Copa Verde, e agora tem quatro na temporada, e Rafael Granja (Vitória da Conquista), cujo "hat-trick" aconteceu no empate em 4 a 4 contra o Juazeirense, válido pelo Campeonato Baiano. Granja foi a cinco gols no ano.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Copa Verde, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, a Copa Suruga e o Mundial de Clubes.

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
2013 - Hernane (Flamengo), com 36 gols

Imagem: Editoria de ArteArtilheiros(Imagem:Editoria de Arte)


Tópicos: gols, copa, campeonato