Atrasados na rodada, River-PI e Piauí creem em triunfo para entrar no G-4

23/04/2014 12h07


Fonte G1 PI

Imagem: Magno Bonfim/TV CLUBEClique para ampliarEstádio Municipal Lindolfo Monteiro foi liberado para partida nesta quarta-feira, às 16 horas.(Imagem:Magno Bonfim/TV CLUBE)Estádio Municipal Lindolfo Monteiro foi liberado para partida nesta quarta-feira, às 16 horas.

Para sorte ou azar de River-PI e Piauí, a sexta rodada do returno do Campeonato Piauiense acontece com atraso de sete dias. O jogo deveria acontecer na última semana, mas uma chuva forte e a queda de uma árvore no muro do vestiário do Estádio Lindolfo Monteiro impediram a realização da partida, remarcada para às 16 horas desta quarta. Com isso, os clubes ganharam mais tempo de preparação, mas ficaram com o planejamento apertado para o último confronto da fase classificatória. Prós e contras para os treinadores Josué Teixeira e Paulo Moroni, que dependem da vitória para colocarem seus elencos no G-4.

Sétimo colocado com seis pontos, o River-PI pode chegar aos 12. A matemática tricolor para as semifinais passa por triunfos contra o próprio Enxuga Rato e o Barras. Para Josué Teixeira, a vantagem é ter que depender apenas de si para conseguir a vaga no G-4. O bom do adiamento da partida, segundo o técnico, foi o tempo para preparar a parte tática aliada ao emocional dos jogadores.

- A grande vantagem é que dependemos apenas da nossa força. Nossa matemática é vencer os dois jogos. Repito, se você não vencer o Piauí é porque não tinha como chegar à fase decisiva. Com esse tempo a mais, consegui ter um contato mais direto com os jogadores e ter uma adaptação com o sistema de jogo – explicou Josué Teixeira.

Com um ponto a mais que o rival, o Piauí – campeão do primeiro turno – joga com mais tranquilidade, apesar da posição incômoda na tabela. Mas o semblante de Moroni nas entrevistas deixa a entender que a classificação é uma ordem.

- Nosso trabalho é mais estratégico. Acredito que será um jogo muito emocional, pois é decisivo. Nenhuma das equipes pode pensar em derrota e até mesmo no empate, porque poderá complicar as questões de classificação – ponderou Moroni.

O árbitro Leonardo Marques Fortes apita o clássico, com Thyago Costa Leitão e João Thiago Carvalho sendo auxiliares. Os portões do Estádio Lindolfo Monteiro serão abertos ao público.

As escalações

River-PI:
Com dois desfalques no ataque, Josué Teixeira tem como dúvida a escalação de Thiago Dias ou Brasinha no lugar de Rhuann. Everson; Alex Santos, Igor, Gabriel e Rian; Kassio, Thiago Marabá, Esquerdinha; Marciano, Brasinha e Rodolfo devem começar o jogo.

Piauí: O meia Adrianinho e o atacante Raphael Freitas voltam do departamento médico. A dúvida é se terão ou não ritmo de jogo. Com um desfalque importante na zaga, Moroni provavelmente deve colocar o time da seguinte forma: Lucas; Jorginho, Eduardo Júnior, Marcos Gasolina, Rafael Negão e Natan; Binha, Vitor Recife e Silas; Fabiano e Fabinho.

Quem está de fora

River-PI:
Dois atacantes cumprirão suspensão automática no confronto com o Piauí e estarão fora dos planos do treinador Josué Teixeira. Rhuann e Marclei serão os desfalques.

Piauí: O zagueiro Eridon, com três cartões amarelos, cumpre suspensão automática.

Último confronto

O eletrizante 3 a 3 no primeiro turno marcou o confronto entre o Galo e o Rato. Para um público de 955 torcedores (renda de R$ 8.230), o Enxuga Rato abriu dois gols de vantagem com o zagueiro Eridon e o atacante Raphael Freitas. Com o placar favorável, a equipe permitiu o time tricolor atacar. Aproveitando os espaços, o River-PI descontou com gol relâmpago de Danilo Goiano – aos 28 segundos do segundo tempo – e empatou com Brasinha. Marciano, artilheiro tricolor, virou. E no último lance da partida, já aos 48 minutos, Fabiano subiu e igualou o placar.

Tópicos: piauí, partida, river