"Bernardinho" do handebol nos Jogos Escolares leva ouro e recebe surpresa

20/11/2016 08h50


Fonte Globoesporte.com

Defesaaaaaa... Bora, Caic... À beira da quadra, o técnico Giuliano Ramos – chamado de Bernardinho do handebol nos Jogos Escolares da Juventude – mostrava seu tradicional jeito de comandar o time piauiense, escola estadual da Zona Leste de Teresina, na decisão do handebol do torneio escolar, realizado em João Pessoa, na Paraíba. Grita, berra, se mexe de um lado para outro, vibra e até puxa o pouco que ainda tem do cabelo. Não precisava de tanta loucura assim, professor! Com extrema facilidade, o Caic Balduíno Barbosa de Deus, derrotou o Mário Spinelli, do Mato Grosso, por 38 a 27. O ouro veio com louvor: cinco jogos, cinco vitórias. E o bicampeonato na categoria 15 a 17 comemorado.

Imagem: Washington AlvesClique para ampliarGiuliano Ramos é levantado pelos jogadores após medalha de ouro.(Imagem:Washington Alves)Giuliano Ramos é levantado pelos jogadores após medalha de ouro.

Ao fim da partida, com a medalha de ouro garantida, o técnico se rendeu à emoção depois de uma partida toda com a garganta testada. Na roda de orações no centro do ginásio, Giuliano disse aos jogadores:

- Eu só tenho que agradecer a vocês.

E, logo depois, foi levantado por todos os jogadores.

O Caic usou uma defesa avançada e de marcação individual, sufocando o time de Mato Grosso. A vantagem no primeiro tempo chegou a cinco gols, mas uma sequência de erros em contra-ataques fez o placar ficar apertado (10 a 8). E aí, funcionou o estilo Bernardinho de Giuliano floresceu.

- Quero falar contigo. Temos que pressionar do início ao fim – esbravejou, pedindo atenção.

E, assim, o time fluiu. Jonatas Santos foi o artilheiro da partida com 11 gols, e Kaique Sá, marcou dez. João Marcelo Carneiro e João Vitor Moura também tiveram boa atuação – cada um balançou as redes adversárias seis vezes.

- Agora só falta o COB me contratar para ser o técnico da seleção brasileira. Não tem problema não, eu aceito esse convite com prazer - brincou Giuliano.

Com os gritos do técnico, o Caic fez uma campanha irretocável nos Jogos da Juventude. Havia vencido o Mário Spinelli na fase de grupos (23 a 15). O time do Piauí passou sem problemas pelo Industrial de Lages, de Santa Catarina (26 a 19), e o Darwin, do Ceará (30 a 14). Nas semifinais, outro triunfo tranquilo: vitória sobre o José Franco, de Minas Gerais, pelo placar de 28 a 20.

A história do Caic com o handebol é feita de conquistas. O time, bicampeão da etapa 15 a 17 anos dos Jogos Escolares, ganhou prata em 2014 e bronze nos anos de 2011 e 2012. O time foi vice-campeão mundial escolar, em 2014, na Turquia, perdendo a final para a Alemanha. Além disso, foi representante do Brasil no mundial da categoria em 2012 (8º lugar, na Croácia) e 2016 (7º lugar, na França).

Imagem: COBCaic comemora medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude (Foto: COB )(Imagem:COB)Caic comemora medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude (Foto: COB )

Ainda nesse ano, a equipe ficou com vice-campeonato dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Cabo Verde, na África. O local de treinamento do time é um CT construído pelo próprio Giuliano, que investiu o dinheiro do seu trabalho para o esporte.

- O sucesso é o planejamento anual que fazemos, muito trabalho, suor e apoio tanto da rede pública quanto da rede privada - disse Giuliano.

A medalha de ouro do Caic foi a única conquista pelo Piauí nas modalidades coletivas. O time feminino de handebol da escola chegou à decisão do bronze, mas perdeu para o Olavo Bilac, do Paraná, por 24 a 20. Nas modalidades individuais, apenas uma prata no atletismo: Letícia Lima, nos 400m.

Tópicos: handebol, jogos, giuliano, time