CBF vai construir CT de base no Piauà com recursos da Copa Mundo
10/10/2014 16h28Fonte Globoesporte.com
A Copa do Mundo passou, mas Teresina, no Piauí, mesmo não sendo cidade-sede de jogos na competição, deve receber um dos legados pós-torneio. Em encontro realizado na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP) na manhã desta sexta, foi comunicado por meio do presidente da entidade, Cesarino Oliveira, que a capital piauiense fará parte do projeto elaborado pela CBF que visa contemplar os 15 estados que não participaram diretamente do Mundial com a construção de centros de treinamentos para futebol.O projeto é resultado dos R$ 250 milhões que “sobraram” das verbas que seriam destinadas à infraestrutura da Copa. Para Teresina, o valor a ser aplicado no aparelhamento esportivo deve chegar a R$ 15 milhões. No local, serão construídos dois campos de futebol, alojamentos, espaço recreativo e possivelmente um estádio de pequeno porte, que atenderá projetos de inclusão social, futebol amador e também profissional.
Todo o recurso será viabilizado pela CBF, e a Federação de Futebol do Piauí entrará como operadora e gestora do projeto. O centro de treinamento deve abranger uma área de aproximadamente 10 hectares, em local a ser definido no mês de novembro, quando o estado recebe a visita de técnicos da CBF. Segundo Cesarino Oliveira, a ideia é criar um centro de excelência para o futebol de base e poder proporcionar um desenvolvimento maior do esporte no estado.
- É um projeto muito importante porque vem de encontro ao que nós pensamos sobre ter uma consolidação do trabalho de base do nosso futebol. Muitas vezes é realizado sem nenhum cuidado, sem nenhum trabalho específico dentro desse segmento. Então, não tenho dúvidas que esse centro de treinamento será um novo celeiro de talentos do estado, só que agora com toda a estrutura necessária – disse o presidente.
O espaço terá como principal objetivo trabalhar com crianças carentes a partir de 7 anos e que sonham um dia se tornarem futuros craques de bola. O CT também será utilizado para desenvolver o futebol feminino, cada vez mais forte no estado e, claro, beneficiar os clubes profissionais que necessitem de uma local para preparação. Há ainda, a possibilidade que seja construído um pequeno estádio para que sejam realizados torneios e partidas de menos expressivas.
- Vamos sempre focar no social. Ocupar essas crianças e adolescentes através do futebol, mas é claro que o centro de treinamento também vai atender o futebol profissional e o feminino. A intenção de termos o estádio dentro do local é diminuir gastos. Com essa estrutura não teremos a necessidade colocar certos jogos no Albertão ou Lindolfo Monteiro – complementou Cesarino Oliveira.
A expectativa é que os recursos estejam disponíveis até o fim deste ano, e as obras tenham início no primeiro semestre de 2015, com previsão de entrega para meados do ano seguinte.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook