Com lesão, Cruz Nonata desiste do Pan de Toronto e foca em Rio 2016

22/04/2015 10h35


Fonte G1 PI

Imagem: Getty ImagesClique para ampliarCruz Nonata se afasta momentaneamente das pistas para tratar fascite plantar.(Imagem:Getty Images)Cruz Nonata se afasta momentaneamente das pistas para tratar fascite plantar.

No país inteiro, os atletas buscam superar suas próprias limitações para irem às Olimpíadas do Rio. Mas uma das melhores fundidas do país, está encarando o ano pré-olímpico um ritmo diferente. Cruz Nonata está em espera. Uma fascite plantar, lesão no pé esquerdo, acabou fazendo com que a fundista reorganizasse seus planos e objetivos na temporada, que não tem o Pan de Toronto, do Canadá. Contudo, ela adianta nada de aposentadoria e rumo aos Jogos 2016.

Melhor brasileira em São Silvestre, multicampeã no Troféu Brasil, medalhista de prata no Pan de Guadalajara 2011 nos 5.000m e 10.000m. Esse é apenas um pequeno resumo dos seus feitos. É difícil parar a piauiense Cruz Nonata, mas uma lesão, inflamação de um tecido na sola do pé, fez com que ela parasse. Por enquanto, garante.

- Não tenho previsão de voltar a competir, estou na fase de tratamento. Estou correndo atrás de melhorar para voltar firme. Quero reiniciar firme buscar meus objetivos e para isso agora é preciso ter paciência porque é um tratamento longo – afirmou Cruz Nonata.

A primeira competição da piauiense no ano foi a Copa Brasil de Cross Country, que aconteceu no início de fevereiro. Na competição, ela conquistou o título, mas começou a sentir o retorno da lesão.

Assim, Pan-Americano de Toronto já não é mais viável e a vida segue rumo aos Jogos do Rio, o grande objetivo. Já são dois meses longe das pistas. Essa mesma lesão já a fez parar por um tempo, há dois anos, e agora voltou.

- Desse Pan-Americano estou de fora porque com certeza não vou ter mais tempo. O tratamento é muito lento. É preciso muita paciência e todos os dias fazer um alongamento que será para a vida toda. Mantenho o foco nas Olimpíadas agora que é o grande objetivo – afirmou Cruz Nonata.

Morando em Brasília onde treina, o momento da despedida guarda a gratidão e a saudade de quem vive longe dos amigos e familiares em um momento delicado. Querendo logo estar voltar aos treinos e competições, Cruz agradece.

- Saudade de todos do Piauí, dos familiares e do carinho de todos daí, só tenho a agradecer pelo apoio – se despede a fundista.

Imagem: Fernanda Paradizo/CBAtCruz Nonata espera em breve voltar aos treinos.(Imagem:Fernanda Paradizo/CBAt)Cruz Nonata espera em breve voltar aos treinos.