Comissão disciplinar do TJD-PI julga caso Rogério após "recusa" do Pleno

11/07/2016 16h30


Fonte Globoesporte.com

A ação inominada em que o Parnahyba pede a punição do River-PI pela suposta escalação irregular do volante Rogério na semifinal do returno do Campeonato Piauiense 2016 será, enfim, julgada no início da noite desta segunda, pela Comissão Disciplinar do TJD-PI. Na ação, o clube do litoral alega que o jogador teria atuado na partida de volta da semifinal da Taça Teresina com três cartões amarelos acumulados. O pedido azulino foi arquivado pela Comissão e depois devolvido pelo Pleno à primeira instância da casa. Por conta deste impasse, a premiação do estadual está pendente, e o River-PI ainda não recebeu os R$ 100 mil correspondentes ao título.

O caso vai de encontro ao entendimento da Comissão Disciplinar que absolveu o volante Paulo Roberto, do Altos, em semelhante situação por não terem sido encontradas citações claras no regulamento sobre acúmulo de cartões na virada de turnos. Segundo o presidente da comissão, José do Egito, a volta do processo se dá por entendimento do Pleno, entendendo que algumas etapas foram puladas até chegar à última instância.

- Não vou me manifestar porque sou membro da comissão. A regra é clara, como diz o Arnaldo (César Coelho, ex-juiz e comentarista da TV Globo). Tomou três cartões, tem que ser suspenso. No dia que ação foi para o Pleno, eles entenderam que deveria voltar para a Comissão. O advogado do River-PI está se baseando em regulamento de outros estados e não no nosso. Não é recurso do Parnahyba. É uma ação própria por causa dos cartões amarelos. Essa ação pode chegar até ao STJD – declarou o presidente da casa.

Imagem: Reprodução/TV ClubeAção tramitou no pleno e gerou bate-boca entre dirigentes e membros do TJD-PI.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Ação tramitou no pleno e gerou bate-boca entre dirigentes e membros do TJD-PI.

Rogério foi penalizado com cartão amarelo pela primeira vez no primeiro jogo da semifinal do primeiro turno, na derrota por 1 a 0 para o Flamengo-PI. Depois, o jogador foi mais uma vez penalizado no empate em 1 a 1 contra o Altos, na 6ª rodada do returno. Por fim, o volante levou mais um cartão no primeiro jogo da semifinal do returno contra o Parnahyba, em Teresina. Para o clube do litoral, Rogério deveria ter cumprido suspensão na vitória riverina por 1 a 0 sobre o Tubarão na semifinal do returno, mas o jogador foi escalado pelo River-PI por conta da jurisprudência criada com a absolvição de Paulo Roberto.

De acordo com o advogado do Parnahyba, Miguel Bezerra, o clube está com a defesa montada, pode usar todos os recursos disponíveis e até mesmo levar para o Tribunal de Justiça Desportiva.

- Nós entramos com ação inominada e ela foi direto para o Pleno do TJD-PI. Lá eles resolveram voltar para a Comissão Disciplinar. E se não ficar resolvido hoje, vamos estudar a possibilidade de levar ao STJD. Nós vamos para essa sessão de julgamento preparados, e, conforme o resultado, vamos levar para o Rio de Janeiro – garantiu Miguel Bezerra, advogado do Parnahyba.