Em nova categoria, Monaliza Feitosa traça plano pelo Pan: "Precisa mudar"
15/02/2016 16h37Fonte Globoesporte.com
Mudança de categoria é sempre delicado para qualquer atleta. Em se tratando de badminton, pode significar o início de uma nova escalada no ranking nacional com pontuação zerada no novo patamar. Que o diga a piauiense Monaliza Feitosa. A jogadora faz sua estreia na categoria sub-19 este temporada e espera abrir com medalha o calendário de competições no ano olímpico.Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarMonaliza Feitosa sobe de categoria, zera pontuação no ranking, mas aposta em 2016 dourado.
O primeiro desafio de uma das principais crias da Associação de Badminton do Grande Dirceu (Asbagdi) é a 1ª etapa do Campeonato Nacional, de 25 a 28 de fevereiro, em São Bernardo do Campo.
- Zera tudo agora. A sub-19 é praticamente a mais difícil das categorias de toda a base. Vai ser bem difícil como nas outras, mas eu vou elevar o nível dos treinos, e a postura em quadra precisa mudar. São novos adversários. Espero que 2016 seja um ano melhor. Tive boas conquistas em 2015 – aposta a piauiense.
Monaliza Feitosa entra na nova categoria embalada pelas recentes conquistas no sub-17. Ano passado, no simples feminino, a jogadora foi bronze na 2ª etapa do Nacional, em Toledo, e ouro na 3ª, em Caxias do Sul. O bronze individual e o ouro por equipes no Sul-americano Júnior disputado em dezembro, em Foz do Iguaçu, foram a cereja do bolo na fase de transição.
Ao lado de Monaliza, outros 10 competidores da Asbagdi embarcam no dia 24 para disputarem a primeira etapa do Nacional 2016. O bom desempenho no Campeonato Brasileiro do ano passado somado aos pódios em São Bernardo do Campo vai servir de critério para a Confederação Brasileira de Badminton convocar os atletas que disputarão o Pan-Americano Júnior, em julho, no Peru.
- É uma primeira etapa que está acontecendo mais cedo. Ano passado aconteceu em março. Este ano, fizemos diferente. Analisamos o ano passado para avaliar o que pecamos e o que precisamos melhorar. Precisamos dar um preparo psicológico aos meninos. Eles precisam sentir confiança. A gente espera que eles cheguem e façam bons jogos. Espero que eles tenham essa primeira etapa como base do que vai ser feito em 2016. Nosso projeto é educacional e não é de alto rendimento. Esperamos que seja produtivo – destacou a técnica Ana Cristina Silva.
Atletas das Asbagdi inscritos na 1ª etapa do Nacional de badminton:
Sub-13
Isabelle Oliveira
Sub-15
Paulo Feitosa
Andresa Araújo
Fernando Vieira Júnior
Emanuele Rocha
Sub-17
Luís Gustavo Oliveira
Lorena Vieira
Sub-19
Monaliza Feitosa
Maria Jordânia Bacelar
Jhônatas Carvalho
Alan Gomes
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local