Em tarde de Robson, Fla-PI segura Galo e garante empate no Rivengo

22/04/2013 13h46


Fonte G1 PI

Um Flamengo-PI irreconhecível ou cansado? Essa foi a pergunta da maioria dos torcedores rubro-negros que estava no estádio Lindolfo Monteiro, neste domingo (21), no clássico contra o River-PI pela 11ª rodada do Campeonato Piauiense. Não fosse o goleiro Robson, maior nome do jogo, o time teria sido goleado pelo Galo. Nem de longe parecia o time que venceu o próprio tricolor na primeira fase e que fez duas boas partidas contra o Santos, pela Copa do Brasil.

O jogo foi quase todo dominado pelo River-PI. A raposa ainda teve alguns lances de perigo com Edson Di e o jovem Augusto, mas nada que levasse muito perigo ao goleiro Robinho. Do outro lado, Thiago Marabá era literalmente a referência do Galo. Ele, no entanto, ficou no quase, seja colocando bola para fora seja nas intervenções de Robson.

No final, 0 a 0, o 37º placar sem gols na história do confronto. Ao todo, já são 346 com o jogo deste domingo. Com o resultado, o River-PI vai a 27 pontos e garante o primeiro lugar até o final da primeira fase do Estadual. Enquanto isso, o Flamengo-PI se mantém na segunda posição com 21 pontos, dois a mais que o Parnahyba, terceiro colocado.

Na próxima rodada, o Flamengo-PI tenta se firma na vice-liderança diante do Cori-Sabbá, no Estádio Tibério Nunes, em Floriano. Enquanto isso, o River-PI vai a Parnaíba, onde enfrenta o Tubarão. Os dois jogos acontecem na próxima quarta-feira (24), às 20h.

Flamengo-PI começa com perigo; River-PI domina

O Rivengo de número 210 do Campeonato Piauiense começou acelerado. O Flamengo-PI bateu o centro e já conseguiu o primeiro lance de perigo com Rafinha. O lateral recebeu livre pela esquerda, adiantou até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Edson Di, que botou a bola para fora. Isso tudo com menos de um minuto de jogo.

Quatro minutos depois, o torcedor rubro-negro voltou a se animar. Edson Di, novamente, recebeu livre, levantou a cabeça, olhou e lançou Niel dentro da grande área, pela direita, que matou a bola no peito, ajeitou e bateu cruzado. O chute, no entanto, foi muito cruzado e a bola passou longe do goleiro Robinho.

Imagem: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COMApesar da marcação da zaga do Flamengo-PI, Thiago Marabá criou oportunidades e foi o destaque do River-PI no clássico deste domingo no Lindolfo Monteiro.(Imagem: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)Apesar da marcação da zaga do Flamengo-PI, Thiago Marabá criou oportunidades e foi o destaque do River-PI no clássico deste domingo no Lindolfo Monteiro.

Em seguida, o River-PI resolveu jogar e passou a comandar na partida. Em seu primeiro lance de perigo, o Galo mostrou mais eficiente que a Raposa. Thiago Marabá recebeu livre na entrada da área, tirou do zagueiro e bateu forte de direita, obrigando o goleiro Robson a fazer sua primeira intervenção no jogo. O camisa um do Flamengo-PI botou a bola para fora.

Thiago Marabá novamente fez bela jogada e tocou para o Anderson Kamar, que sozinho na entrada da área, chutou forte. Atento, o goleiro Robson defendeu. Na jogada seguinte, Maranhão sofreu falta na entrada da área. Na jogada, Léo Maceió recebeu amarelo. Na cobrança, Tote bateu colocado, mas a bola passou por cima do gol de Robson.

O Flamengo-PI voltou a dar sinal de vida aos 25 minutos. Léo Maceió recebeu no meio e progrediu sozinho pelo meio. Ele achou Edson Di pela direita, que cruzou fechado dentro da área. Mas, Lúcio Bala chegou atrasado e a bola terminou sendo isolada pelo Chicão.

Mas o primeiro tempo era mesmo do Galo. Thiago Marabá, por duas vezes, quase abriu o marcador para o River-PI. No primeiro lance, o atacante recebeu toque açucarado de Neto, na entrada da área. Ele progrediu sozinho e bateu cruzado, escolhendo o canto direito do goleiro Robson. A bola, caprichosamente, saiu pela linha de fundo. No outro lance, ele recebeu dentro da área, tentou girar, mas foi bloqueado.

No finalzinho, Marabá, sempre ele, se aproveitou de uma bobeira no meio de campo do Flamengo-PI, tomou a bola, deu um pique de quase 60 metros e chutou forte de direita. Robson bem posicionado defendeu e colocou a bola para fora. Em seguida, o técnico Josué Teixeira atendeu Lúcio Bala, que sentiu a coxa, e pediu para ser substituído. Entrou Augusto, mas nada pôde fazer. O árbitro Francisco Pereira fechou o primeiro tempo.

Tudo igual

O segundo tempo começou como o primeiro com o Flamengo-PI mais preciso. Logo no primeiro minuto, a Raposa teve a chance de abrir o placar. Augusto recebeu marcado, saiu de dois, levantou a cabeça e achou Edson Di. Sozinho, o atacante chutou cruzado. A bola 'tirou tinta' da trave do goleiro Robinho, que apenas torceu para que a bola saísse pela linha de fundo.

Logo em seguida, a partida voltou ao normal. Ou seja, voltou a ter o domínio do Galo. Aos dez minutos, o tricolor teve o melhor lance de perigo. Thiago Marabá, que no primeiro tempo tentou de todas as formas fazer o gol, decidiu também servir seus companheiro. Em um toque de categoria, colocou o jovem Rhuann livre na pequena área. O atacante bateu forte, obrigando o goleiro Robson a fazer uma boa defesa.

O Flamengo-PI queria marcar o gol e, por pouco, não conseguiu. Augusto perdeu duas chances claras de gol, fazendo com que o torcedor rubro-negro acordasse e começasse a incentivar o time.

Aos 25 minutos, baixa na equipe. O lateral Niel sentiu e pediu para sair. Ele foi substituído por Bruno Potiguar, que deu maior movimentação no meio de campo do Flamengo-PI. O gol, no entanto, não queria sair.

Aos 38 minutos, o Flamengo-PI teve nova chance. Darlan progrediu bem pela esquerda e bateu cruzado, para boa defesa de Robinho. Na volta, a bola sobrou novamente para Darlan. Ele chutou novamente e, desta vez, isolou a bola. Na resposta, Totte recebeu cruzamento na área da Raposa. Mas ele cabeceou nas mãos de Robson.

Com isso, River-PI e Flamengo-PI fecham mais um capítulo do maior clássico. Agora são 346 jogos entre os times, entre piauienses, amistosos e outros torneios. O tricolor aparece na frente com 128 vitórias contra 114 dos rubro-negros. Outros 104 jogos terminaram empatados.

Tópicos: flamengo, jogo, jogada