Em um ano, Flamengo-PI passa por transformação e muda 69% do elenco
12/03/2014 11h49
Imagem: Renan MoraisClique para ampliarEdson Di e Lúcio Bala: atacantes do Flamengo-PI em 2013; setor passou por mudanças para temporada 2014.
O Flamengo-PI disputa nesta quarta-feira, pelo segundo ano consecutivo, a Copa do Brasil. Um ano depois do duelo contra o Santos, a versão rubro-negra 2014 mudou completamente da temporada passada. Em números, a taxa de renovação do grupo para o confronto com o Atlético-GO chega a 69%. Dos 19 jogadores relacionados para a competição nacional do ano passado, apenas seis permanecem na Raposa. O técnico também mudou. Daniel Frasson comanda a equipe, enquanto Josué Teixeira estava à frente do grupo em 2013.
O goleiro Robson, os zagueiros Laércio e Wildinho, o volante Zuza e os meias atacantes Augusto e Darlan são os remanescentes da temporada passada. Para se ter uma ideia de como foi radical a alteração na Raposa, o setor defensivo, que foi o que menos sofreu modificações, preservou apenas três atletas. Já o meio campo, foi completamente reconfigurado. Apenas o volante Zuza, que não joga nesta quarta, ainda integra o elenco. Na frente, todo o time titular foi modificado.
Entre os jogadores que não fazem mais parte do grupo, alguns se destacam como faltas mais sentidas. Caso do lateral direito Niel, importante para o grupo dentro e fora de campo, mas que está afastado dos gramados após uma cirurgia no joelho.
Setor defensivo
A dupla de zaga permanece a mesma, com Wildinho e Laércio, e o goleiro ainda é Robson. Em compensação, os laterais Niel e Rafinha deixaram o clube. Atualmente, quem joga pelas laterais são Sandro e Fred. No banco de reservas, dois novos defensores chegaram ao time: o jovem Ítalo e o experiente Márcio.
Meio campo
Os volantes também não são mais os mesmos. Em vez de Léo Maceió e Alessandro, o Flamengo-PI tem agora Célio, Alex e o recém-contratado Misso. Zuza é o único do setor que ainda está no elenco, mas, como no ano passado, não joga por conta de lesão no joelho.
Municiando o ataque, devem jogar o novato Marcinho, que se destacou na sua estreia no Campeonato Piauiense contra o 4 de Julho no último domingo, e Jarbas. No ano passado, os jogadores eram Marcelo e Neílson. Os dois atletas do meio que disputaram a Copa do Brasil de 2013 pela Raposa e ainda estão no time são Augusto e Darlan, que devem figurar entre os reservas na partida contra o Dragão.
Setor ofensivo
Na frente, o time titular do Flamengo-PI não é nem sombra do que foi ano passado. Perdeu seus dois maiores destaques, a sensação do rubro-negro à época Edson Di – autor dos gols na partida contra o Santos – e o experiente Lúcio Bala. A dupla foi responsável por boa parte dos gols no primeiro semestre de 2013.
Agora a Raposa conta com outra dupla: Tuta, que disputa sua quinta Copa do Brasil e tem passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, assim como Lúcio Bala, e Joniel, jogador mais veloz, assim como Edson Di. Dessa maneira, embora tenha nomes diferentes, a fórmula no ataque é parecida: um jogador veloz e outro experiente.