Entre adultos, piauiense de 18 anos busca índice para Panamericano

09/06/2013 12h41


Fonte G1 PI

Uma rápida olhada nos competidores da primeira série de qualificação dos 400 metros com barreira do Troféu Brasil, um garoto de 18 anos despertava uma certa curiosidade entre o restante do grupo: o piauiense Iago da Silva Martins, natural de Canto do Buriti, cidade localizada a 405 km de Teresina (PI), disputou a prova no sábado (8), apesar da integrar a categoria juvenil.

A atenção aumentava com os gritos de “Vai Iago!” dos amigos nas arquibancadas do Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. O objetivo de Iago era alcançar índice para o Pan-Americano, em Medelín, Colômbia, no mês de agosto. A marca, porém, não foi alcançada.

Na qualificação, Iago Martins correu na raia de número seis e fechou o tempo em 5º lugar (53seg42). A intenção era de chegar nos 51seg39, índice que garante vaga no Pan. Após o resultado, o atleta confessou que ainda falta um caminho para bater esse tempo, já que a sua melhor marca no anos é 52seg93.

- Fiquei um mês sem participar de competições de nível alto nível, por isso, minha meta era o Pan. Como larguei na primeira série, chegar até a final era um pouco mais forte – comentou.

No final de 2012, Iago Martins fechou o ranking Mundial de Menores (até 17 anos), liberado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, em inglês), entre os oito mais rápidos nos 400 metros com barreira. O fato fez Iago Martins – filho de um vendedor de frutas e uma costureira – a sonhar com os Jogos Olímpicos Rio 2016.

- O fato de competir um tornei adulto já serve de experiência para o meu sonho, pois foi minha estreia no Troféu Brasil – analisou Iago, que concentra os treinos para o Interclubes Juvenis, que acontece em São Paulo.

Imagem: Josiel MartinsIago Martins (ao fundo) nao conseguiu o indíce desejado no Troféu Brasil.(Imagem:Josiel Martins)Iago Martins (ao fundo) nao conseguiu o indíce desejado no Troféu Brasil.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook