'Falta de estrutura impede alcance de Ãndices exigidos', dispara Cruz Nonata
21/07/2013 13h07Fonte G1 PI
Atual campeã sul-americana na prova dos 10 mil metros, Cruz Nonata não conquistou o tão sonhado índice para o Mundial de Moscou. Apesar dos bons resultados no ano, a piauiense não irá participar da principal competição de atletismo, que acontece em agosto. Sem o tempo, a fundista desabafou: a falta de estrutura é o principal fator que impede os atletas de atingir os índices exigidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).- O índice é sim muito difícil, mas em treinos e outras oportunidades batemos esse tempo e até conquistamos marcas melhores. O fato é que o índice não mede o potencial do atleta, e dessa vez não deu. Nem todos (os atletas) têm uma estrutura adequada para chegar a esse nível – avaliou Cruz Nonata.
A busca pelo índice nos 10 mil metros “foi consequência”, segundo a fundista, por já disputar maratonas. Campeã do Troféu Brasil de 2013, com o seu melhor tempo na prova (32min46seg96), Cruz Nonata se aproximou da marca de 31min41seg91. Seu tempo também foi próximo do “índice B” da Federação Internacional de Atletismo (32min05seg00), que também poderia garantir vaga em Moscou.
Dividida entre os cinco mil metros, maratona, meia maratona e competindo na modalidade cross country, esse não foi, na opinião da atleta, o motivo para não alcançar as metas da temporada. Tudo, de acordo com a atleta, passa por uma questão de planejamento entre Cruz e seu técnico, José Alessandro.
- Eu faço um acordo com meu técnico e dessa vez intensificamos os treinos para a maratona e os 10 mil metros foi só consequência. Nem mesmo na questão de desenvolver lesões, os problemas que eu tenho hoje são em decorrência da minha atividade, mas hoje elas não incomodam – explica Cruz Nonata.
A próxima competição da atleta piauiense acontece somente no mês de setembro, são os 16 km nas Dez Milhas, disputada em Vitória, no Espirito Santo.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local