Federação de Judô recorre a permuta para realizar treino da seleção no Piauí

03/10/2013 10h51


Fonte G1 PI

Imagem: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarDanys Queiroz, presidente da FPIJ, faz críticas à falta de estrutura em Teresina para receber eventos.(Imagem: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Danys Queiroz, presidente da FPIJ, faz críticas à falta de estrutura em Teresina para receber eventos.

No mês de outubro, o Piauí vai sediar o treinamento nacional das seleções femininas de judô. Os custos com passagem e hospedagem são pagos pela Confederação Brasileira de Judô. A parte logística e de treino, no entanto, é de responsabilidade da federação local. E, para receber os principais nomes do judô, a Federação Piauiense teve que recorrer a permuta para diminuir os custos.

A seleção feminina de judô estará em Teresina entre os dias 22 a 29 de outubro para treinamento de campo. Até lá, a Federação Piauiense de Judô (FPIJ) corre contra o tempo para deixar tudo pronto.

Na planilha de custos, a entidade terá que desembolsar R$ 24 mil. Metade desse valor será pago pela prefeitura de Teresina, que será repassado em três parcelas no valor de R$ 4 mil. A outra parte será paga por meio de permuta.

- Tive de buscar uma permuta com uma faculdade particular para diminuir os custos e para ter um lugar onde eu pudesse abrigar o treino. As instituições públicas não têm estrutura para receber eventos assim. O Verdão, por exemplo, é uma piada. Em Teresina, a estrutura inexiste – afirma Danys.

Imagem: Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NETSarah Menezes recebe companheiras da Seleção para treinamento de campo em Teresina no final deste mês.(Imagem:Marcio Rodrigues / FOTOCOM.NET)Sarah Menezes recebe companheiras da Seleção para treinamento de campo em Teresina no final deste mês.

Sem estrutura


As criticas não ficaram somente no aparato que pode servir ao judô, mas aos esportes em geral. Danys Queiroz lembrou que o estado não possui uma pista de atletismo onde possam ser homologados recordes. Nas esportes coletivos, somente o Instituto Federal de Tecnologia do Piauí (IFPI), localizado na zona Sul de Teresina, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) possuem a metragem oficial da quadra para handebol e futsal.

O estado receberá dois centros de treinamento de judô para desenvolver a modalidade, mas o presidente da federação ressalta que são estruturas de treinos, que não comportarão competições. Mais uma vez, Danys chama a atenção para os problemas estruturais também de outras modalidades.

- Na Potycabana, as tabelas do basquete foram fixadas de cabeça para baixo, e as quadras não têm medição oficial. São duas quadras e nenhuma tem medidas oficiais – disparou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook