Gol pelo Fla e origem no Flu-PI: Jonas supera memórias tricolores na base

06/04/2015 10h00


Fonte G1 PI

O golaço de fora da área de Jonas, que abriu o placar no passeio do Flamengo por 3 a 0 sobre o Fluminense pelo Campeonato Carioca, nesse domingo, no Maracanã, mostrou parte dos atributos do volante. Conhecido pelo forte poder de marcação, o rubro-negro surpreendeu o goleiro Diego Cavalieri com a finalização da intermediária. Veja no vídeo acima. Apesar de ter contribuído diretamente no triunfo do Fla, foi pelo Flu-PI, na infância, que o jogador começou a se familiarizar com o clássico. O ex-técnico José Ronaib abriu o baú e exibiu, nesta segunda, arquivos do clube que ajudou a formar Jonas na origem, em Teresina.

- Sonho realizado em vê-lo marcando gol em um clássico. Por ser de família humilde, sempre teve respeito com as pessoas e sofreu muito para chegar onde está hoje. Me sinto feliz - confessa o ex-treinador.

Imagem: Arquivo PessoalJonas com colegas de Fluminense-PI, clube que defendeu na base.(Imagem:Arquivo Pessoal)Jonas com colegas de Fluminense-PI, clube que defendeu na base.

Jonas começou a treinar na antiga escolinha do professor José Nunes, na periferia de Teresina. Aos 13 anos, o então zagueiro foi indicado a Ronaib para disputar torneios de base pelo Fluminense-PI.

- Ele começou a jogar como volante comigo, mas ele já foi meia e até zagueiro porque batia forte demais na bola – recorda o professor.

Os treinos no campo do bairro Matadouro, na zona norte da capital piauiense, ajudaram a revelar o talento da joia. As Copas JVC e Taça Cidade de Teresina sub-15 foram os primeiros torneios como tricolor à época. A ascensão na carreira ganhou impulso com outra patada de fora da área. Quando defendia o Comercial-PI, o jogador acertou um chute de longa distância contra o Fortaleza pela Copa do Brasil de 2012 e forçou o jogo de volta no Ceará - os piauienses perderam por 3 a 2. Relembre no vídeo acima.

Apesar da relação com o Flu antes do voo até o Fla, Jonas nunca negou a paixão rubro-negra. O volante chegou a assumir a devoção antes de se apresentar ao clube no início do ano. Com a boa atuação no clássico, Jonas chega a sua quarta partida no Carioca.