Governador anuncia programa de incentivo às lutas olímpicas no Piauí

30/07/2013 13h08


Fonte G1 PI

Durante solenidade realizada na manhã desta terça-feira (30) no Palácio de Karnak, o governador Wilson Martins assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Lutas Olímpicas Sarah Menezes, além de anunciar a criação de um programa de incentivo para estas modalidades em todo o estado.

A construção do centro, que ficará localizado na Praça das Palmeiras, no bairro Saci, zona Sul de Teresina, deve iniciar ainda neste mês de agosto. A entrega está prevista para o mês de dezembro, e a ideia é começar as atividades com cerca de 100 alunos da rede pública de ensino. Várias escolas estão situadas no entorno da praça onde funcionará o centro.

A ideia é, com o tempo, expandir o projeto para outros centros na capital e também no interior do estado. O governador Wilson Martins anunciou que irá encaminhar a criação de um programa de incentivo às lutas olímpicas com abrangência em todo o estado. No Centro Sarah Menezes, a licitação para a compra dos equipamentos deve ser feita ainda durante a construção, para que a inauguração seja feita tão logo as obras estejam concluídas. Sobre a homenagem ao nome da judoca, Wilson não poupou elogios.

- Isso não é um favor. É um reconhecimento por tudo o que você representa para nós – disse o governador para Sarah Menezes.

Para a campeã olímpica, fica a satisfação de ter recebido a homenagem aos 23 anos. Além disso, a atleta revela o desejo de que, com a construção do centro de lutas olímpicas, novos atletas e cidadãos possam ser formados no Piauí.

Imagem: Wenner TitoSarah Menezes entre gestores estaduais. Judoca foi homenageada com nome em centro.(Imagem:Wenner Tito)Sarah Menezes entre gestores estaduais. Judoca foi homenageada com nome em centro.

- Eu fico grata de ver o meu esforço reconhecido. Agora acho que este centro vai trazer mais educação e ajudar na formação destes garotos que estarão lá, além de fortalecer o esporte no estado para que possa trazer mais resultados – afirma a judoca.

Para Expedito Falcão, treinador de Sarah, a construção do centro tem um significado ainda mais pessoal. O local onde será construído o centro fica próximo à escola onde o técnico estudou na infância.

- Fico muito feliz por ser ali próximo. Poucos centros no Brasil são voltados para as lutas olímpicas, e talvez deste surjam novas Sarahs, outros garotos para representar bem o estado – diz.

Já o presidente da Federação Piauiense de Judô, Danys Queiroz, revela sua satisfação com os projetos divulgados, mas ressalta a necessidade de cuidar para que a execução das ideias seja bem feita.

Imagem: Wenner TitoCentro de Lutas Olímpicas Sarah Menezes deve ter essa fachada.(Imagem: Wenner Tito)Centro de Lutas Olímpicas Sarah Menezes deve ter essa fachada.

- O judô tem uma função educacional, o que é maravilhoso. Hoje minha preocupação é a parte operacional, que coloquem lá professores capacitados nos princípios do judô – defende.

O centro deverá ocupar uma área de mais de 1.300 m², com recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicólogo, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes de judô; taekwondo e luta greco-romana.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook