"Melhora significativa", analisa CEAF-PI sobre arbitragem no Piauiense 2015
04/06/2015 08h23Fonte Globoesporte.com
Imagem: Ricardo Andrade/Caiçara ECClique para ampliarCaiçara x River-PI: polêmica de pênalti na vitória do Tricolor (Foto: )
O fato de não haver árbitros de fora do estado na final do returno do Campeonato Piauiense é o bastante para o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do Piauí (CEAF-PI), José Steifel, avaliar como positivo o desempenho dos árbitros no torneio.
Segundo ele, houve uma “melhora significativa” em relação à edição anterior da competição, embora tenha acontecidos "erros pontuais".
Em 2014, a semifinal do returno do estadual, a Taça Cidade de Teresina, teve trio de arbitragem do Ceará atendendo uma solicitação do River-PI. Como o clube avançou à final, a decisão daquele ano também não teve apito caseiro. Em 2015, nenhum dos 36 jogos do estadual contou com apito de fora, motivo de satisfação para a CEAF-PI.
- Soubemos conduzir sem nenhum problema grave. Tivemos um árbitro local na final do campeonato (Antônio Lopes), situação diferente do ano passado. Isso é positivo. Ao longo do Piauiense, constatamos erros pontuais em jogos, mas eles não influenciaram no resultado ou conotação de prejudicar. Esses casos passaram imediatamente por uma reciclagem e capacitação – explicou Steifel.
No Campeonato Piauiense deste ano, os 40 árbitros ativos do quadro da CEIF-PI foram orientados a punir com mais rigor nos casos de reclamações de jogadores, determinação da comissão de arbitragem da CBF. Isso, segundo Steifel, aumentou o número de cartões amarelos no estadual. Na final do returno, que deu o título ao River-PI, por exemplo, foram 14 amarelos e uma expulsão. Em todo o torneio, 20 jogadores acabaram recebendo o cartão vermelho.
- Cumprimos de forma rigorosa a recomendação, assim seguimos a linha da CBF para os clubes do estado se adequarem. Dessa forma, em competições nacionais estarão atentos – comentou Steifel.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local