MP realiza nova vistoria no Estádio Albertão para decidir sobre liberação

14/05/2014 13h48


Fonte G1 PI

A promotora pública Maria das Graças Monte, responsável pela ação civil pública que resultou na liminar de interdição do Estádio Albertão, não garante que o estádio será liberado para a final do Campeonato Piauiense. Segundo ela, uma nova vistoria será realizada no local pela equipe do Ministério Público, para que seja emitido um laudo para ser comparado com o do Corpo de Bombeiros, que garanta que a praça esportiva oferece segurança para os torcedores.

Em 2013, a promotora entrou com ação civil pública que resultou na suspensão das atividades do estádio devido à ausência de estruturas que garantam a segurança em caso de incêndio ou pânico. Nessa terça-feira (13), uma comissão do Corpo de Bombeiros esteve no Albertão realizando uma vistoria e não encontrou nenhum problema que inviabilize a realização de partidas no estádio. No entanto, a liberação depende de autorização judicial, que a justiça só deve conceder após nova vistoria, agora feita pelo Ministério Público.

Imagem: Josiel MartinsRepresentantes do futebol piauiense e do poder público fizeram uma vistoria no estádio nesta terça.(Imagem:Josiel Martins)Representantes do futebol piauiense e do poder público fizeram uma vistoria no estádio nesta terça.

- Vou ligar para o Corpo de Bombeiros e pedir para que nos enviem imediatamente um laudo para saber se foram feitas as alterações pedidas na liminar. Depois o próprio MP vai fazer uma vistoria para ver se os dois laudos batem – explica Maria das Graças Monte.

Segundo a promotora, se as partidas da final do Campeonato Piauiense forem realizadas no estádio sem a devida liberação jurídica, estará havendo o descumprimento da liminar emitida ainda em 2013. No texto da liminar, é determinado que as atividades realizadas no estádio Albertão sejam suspensas, como no trecho a seguir:

"...sejam suspensas suas atividades, impedindo-se a entrada e permanência de pessoas em suas dependências, em qualquer tipo de atividade, ainda que promovida por terceiros, até julgamento do pedido principal, sob pena de multa diária de R$5.000,00;”

A liminar exige a instalação de extintores de incêndio, iluminação de emergência, entre outras estruturas que garantam a segurança. Em 2014, a promotora já havia dito em entrevista à TV Clube que não existia possibilidade do estádio ser utilizado neste ano, por conta dos trâmites burocráticos. Segundo a promotoria, o estádio não pode ser liberado enquanto estas estruturas não forem instaladas ou que haja o julgamento do pedido principal.

- Se houver discordância entre os laudos, vamos entrar com alguma medida, porque vai haver descumprimento de decisão judicial caso o jogo seja realizado - afirma

Imagem: Josiel MartinsClique para ampliarComandante geral do Corpo de Bombeiros do PIauí defendo jogo no estádio.(Imagem:Josiel Martins)Comandante geral do Corpo de Bombeiros do PIauí defendo jogo no estádio.

Corpo de Bombeiros confirma condições

Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Antônio Cruz, garante que o Albertão oferece totais condições para a realização da partida. Segundo ele, as medidas tomadas até o momento já são suficientes para garantir a liberação.

- Não tem porque não haver jogo lá, deveria estar funcionando há tempos. Os estádios da Copa não estão todos prontos, mas estão funcionando. Estive no Maracanã há cerca de 20 dias, e não está totalmente pronto. A estrutura do Albertão é muito boa, e a parte de segurança foi melhorada – afirma o Coronel.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook