Osvaldo, Polozzi e Maurício: relembre campanha do último título do River-PI

24/05/2014 12h53


Fonte G1 PI

Pelo segundo ano consecutivo, o River-PI está na final do Campeonato Piauiense. Apesar das boas campanhas nas últimas temporadas, o clube amarga um jejum de sete anos sem títulos.No domingo (25), o time terá 90 minutos, diante do Piauí, para sair da incômoda situação. O GloboEsporte.com conversou com alguns personagens da última conquista riverina.

Em 2007, o tricolor fez uma grande campanha. Em todo o Estadual a equipe sofreu apenas uma derrota, em um jogo no qual já estava classificado e usou uma equipe reserva. O time passou para as semifinais na primeira colocação, com dez pontos de vantagens para o segundo colocado. Depois foi vencer Piauí e Barras nas fases finais e conquistar o título, com o melhor ataque, a melhor defesa e o artilheiro da competição.

Imagem: O DIARiver-PI, campeão Piauiense de 2007 praticamente invicto.(Imagem:O DIA)River-PI, campeão Piauiense de 2007 praticamente invicto.

Um dos destaques daquele time era o atacante Maurício, hoje vice-presidente do Cori-Sabbá. O então jogador foi contratado como reforço para aquele campeonato e conta que encontrou uma equipe bem montada, mesclando experiência e juventude. Isso, de acordo com ele, contribuiu para o bom desempenho do River-PI.

- Era uma equipe que misturava jogadores jovens com outros mais experientes. Tinha o Osvaldo, o Eusébio e o Wanderson, que vieram do Ceará, e eu que cheguei de São Paulo, e outros caras mais experientes, como o Lira e o Zezé – conta.

O volante Lira, citado por Maurício, ainda está em atividade e nas últimas temporadas defendeu o 4 de Julho. O Colorado, inclusive, foi derrotado pelo próprio River-PI na final do segundo turno de 2014, jogo que dava a vaga para a decisão contra o Piauí. A eliminação, no entanto, não tirou o carinho de Lira pelo Tricolor, que lembra bem daquele time que ele diz ser um dos melhores que já viu jogar no Piauí.

- Era um time muito unido, tinha muita qualidade, e tinha um ótimo treinador também, que era o Polozzi. Um dos melhores times que já vi aqui, como o 4 de Julho do fim dos anos 90 e o próprio River-PI do começo dos anos 2000. Nessa fina,l minha torcida é River-PI do fundo da alma – diz o volante.

Reforços cearenses foram destaque


Outro grande destaque daquele time era o atacante Osvaldo, que hoje defende o São Paulo. Ele, ao lado do lateral Eusébio e o meia Wanderson, foram essenciais na campanha, sendo que este último foi o artilheiro do campeonato. Osvaldo lembra com carinho daquela época, diz que até hoje mantém contato com o presidente Elizeu Aguiar e fala de como o time encantou o público.

- Juntou alguns jogadores que já estavam há algum tempo no time, como o Lúcio e o Índio, e chegaram outros para reforçar, como eu, o Eusébio e o Wanderson, e a equipe jogou bem. Foi um time que realmente encantou a torcida, e tenho certeza que até hoje comentam sobre aquele título – afirma o atacante São Paulino.

Além do grupo que encontrou no Piauí, o carinho do Osvaldo pelo tricolor se deve também à oportunidade que jogar no clube representou na sua carreira. Foi depois de passar por aqui, e ser eleito o melhor jogador do campeonato, que o atacante começou a alçar vôos mais altos e ser visto como um grande jogador.

Imagem: O DIAFernando Polozzi comemora com título com elenco do River-PI.(Imagem: O DIA)Fernando Polozzi comemora com título com elenco do River-PI.

- Eu estava começando no Fortaleza, não tinha muita sequência, e o River-PI foi uma oportunidade muito grande. Cheguei lá e pude mostrar meu futebol e, quando voltei para o Fortaleza, já fui visto com outros olhos. Depois fui revelação na Série B, fui para a Arábia, mas foi aí que eu plantei a semente – conta.

O treinador da equipe, Fernando Polozzi, lembra como achou curioso o que aconteceu, já que três jogadores que não seriam sequer aproveitados terminaram o Estadual como destaques em outro estado.

- Eu estava treinando a equipe na pré-temporada e alguém me falou nesses três jogadores. Os moleques surpreenderam, fizeram uma baita campanha. Depois eu dei até uma entrevista, dizendo que o Fortaleza tinha me emprestado os três melhores jogadores da base – finaliza o treinador.

Reencontrar estes bons momentos é o maior desejo do River-PI hoje. E, na tarde deste domingo (25), o time volta ao Estádio Albertão para tentar encerrar o jejum de títulos. O GloboEsporte.com/pi acompanha a última partida decisão entre Galo e Piauí a partir das 16h30.

Tópicos: time, river, piauí