Para Elizeu, Piauiense com 70 jogos é suicídio: Maluco, deficitário e ruim

04/12/2015 09h26


Fonte GEPI

Imagem: André Leal/Globoesporte.comClique para ampliarElizeu Aguiar avalia que modelo do estadual traz dificuldades para todos os clubes.(Imagem:André Leal/Globoesporte.com)Elizeu Aguiar avalia que modelo do estadual traz dificuldades para todos os clubes.
A tabela do Campeonato Piauiense 2016 gerou insatisfação no River-PI. Antes mesmo da sua divulgação, o clube considerou a fórmula de disputa em turno e returno como medíocre. A apresentação dos jogos resgatou o sentimento de que o estadual será uma prova de fogo para o clube que terá que conciliar datas com a Copa do Nordeste. Para o presidente Elizeu Aguiar, as 24 datas do estadual – o máximo reservado pela CBF eram 19 – vão sacrificar os clubes, e o sistema aprovado acabou sendo um tiro no pé. Serão, no mínimo, 68 jogos, podendo chegar a 70 com a decisão do campeonato.

- Quero isentar, River-PI, Flamengo-PI e a federação desse calendário maluco. Acho que poderia ter se puxado a corda e mostrado que não tinha data para tudo isso. Vai sacrificar muito os clubes. Vamos jogar no sábado de carnaval, vamos ter jogos na quarta-feira de cinzas. Então assim, para um campeonato que já é deficitário, é buscar o suicídio. Eu não entendi – avaliou Elizeu. Diferente do ano passado, o Campeonato Piauiense vai disputar datas com a Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Assim, três rodadas do primeiro turno, a Taça Estado do Piauí, foram desmembradas para acomodar partidas de River-PI e Flamengo-PI no Nordestão. O primeiro Rivengo será no dia 21 de fevereiro, oito dias após o começo da quinta rodada. A tabela também não prevê a classificação de Raposa e Galo no regional. Caso isso aconteça, até seis datas do returno vão ter que sofrer alterações. Elizeu apontou falhas no modelo de disputa de 2016.

- Mudaram para dois turnos, com sistema de ida e volta no mata-mata, ou seja, complicou muito. Os clubes não pensaram que vão passar de 20 a 25 dias parados quem não avançar para a semifinal. Realmente, não entendi como conseguiram aprovar um calendário tão ruim. O River-PI foi com proposta, juntamente com o Flamengo-PI, de fazer mais ou menos um campeonato com turno único. Então, lamentamos. Vai ser terrível, vai ser com muita dificuldade que vai se trabalhar no próximo ano. Agora, espero que em 2017 possamos corrigir – considerou Elizeu.

O presidente fez também uma crítica aos dirigentes dos clubes que votaram pelo modelo. Para Elizeu, os dirigentes precisam pensaram grande.

- Se pensava que River-PI e Flamengo-PI estivessem armando um campeonato para que esses clubes pudessem se dar bem, dessa forma seria mais democrático e aberto. Na realidade, estávamos pensando no calendário. O que tem de acontecer é a federação se impor para obedecer as datas. Não podemos fazer um estadual fora da nossa realidade, acho que a federação poderia ter endurecido a corda, embora ela não tenha culpa porque são os clubes quem decidem.

Imagem: Abdias Bideh/GloboEsporte.comElizeu Aguiar ao lado do presidente da FFP, Cesarino Oliveira.(Imagem:Abdias Bideh/GloboEsporte.com)Elizeu Aguiar ao lado do presidente da FFP, Cesarino Oliveira.

O Campeonato Piauiense está previsto para acabar no dia 15 de maio. A Série C do Brasileiro começa no fim de semana seguinte, no dia 22. O aperto nas duas competições, prioritárias ao River-PI na temporada, é analisada com dureza por Elizeu.

- Praticamente não tem descanso ou um tempo para trabalhar a contratação de alguns atletas que possam ajustar sua equipe para disputar uma competição nacional importante, assim como quem vai representar na Série D. Eu não entendi como os clubes conseguem aprovar, alguns até em dificuldades financeiras, esse modelo - ressaltou.