Pentacampeão Mundial, Marola põe Jiu-Jitsu como primordial para MMA
23/06/2013 11h50Fonte G1 PI
Praticante de Jiu-Jitsu desde os cinco anos de idade, André Marola é um dos profissionais que levanta a bandeira do esporte no mundo das Artes Marciais Mistas (MMA). Lutador e também preparador físicos de atletas de grandes organizações, como UFC e Bellator, Marola vê o Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ) como uma das artes fundamentais para quem quer se dar bem dentro do octógono. No último final de semana, Marola esteve em Teresina, onde ministrou curso para atletas que pretendem garantir um espaço na modalidade.- Hoje em dia o Brazilian Jiu-Jitsu é um fator que quem não sabe vai perder no MMA. É notório, todo mundo tem de saber alguma coisa de BJJ. Para todos os lutadores do Ultimate ou dos outros eventos de MMA, nós temos o BJJ como carro chefe – diz.
Longe de se colocar em polêmica, o preparador físico da equipe Nova União prega o respeito entre as modalidades, lembrando os primórdios da história do MMA, onde os lutadores rivalizavam sobre as modalidades que praticavam.
- Se lembrarmos dos primórdios dos eventos de artes marciais, até mesmo o da luta livre, vamos ter cada lutador levantando a bandeira da sua arte marcial. Hoje em dia, temos Wrestling, o Muai thay, o boxe, mas quem não sabe Jiu-Jitsu está cego dentro do MMA. Se você não sabe, não tem como praticar MMA – afirma o lutador.
Jiu Jitsu x Sambô
O primeiro evento de UFC realizado no Brasil no ano de 2013 teve a provocação feita pelo lutador russo Khabib Nurmagomedov aos lutadores de BJJ. O russo veio para a pesagem com uma camisa escrita “Se o sambô fosse fácil, se chamaria Jiu-Jitsu”. A frase causou a revolta dos lutadores brasileiros especializados na arte. Nurmagomedov enfrentou o brasileiro Thiago Tavares e venceu por nocaute no evento Belfort vs. Bisping, realizado em São Paulo.
- Quem conseguiu entender o que tinha na camiseta dele ficou revoltado pela atitude dele e não com a do praticante de Sambô. Existe um respeito muito grande entre as modalidades – enfatiza Marola.
O estilo Sambô é uma junção de técnicas combinadas de outras lutas marciais. É semelhante ao Jiu-Jitsu, mas inclui técnicas de chutes e socos, uma das principais armas de Nurmagomedov. O lutador possui um cartel invicto de 20 vitórias, destas sete por nocaute, sete por finalização e seis por decisão dos juízes.