Piauà melhora desempenho e termina Copa Nordeste de ciclismo em quarto
05/05/2014 13h12Fonte G1 PI
A seleção piauiense conseguiu seu objetivo na Copa Nordeste de Ciclismo, disputada neste fim de semana em Teresina. A equipe dona da casa melhorou seu rendimento em relação ao ano passado e terminou a competição com nove medalhas conquistadas e a quarta colocação na classificação geral, atrás da Bahia, Sergipe e Ceará.A Copa Nordeste foi disputada entre sexta e domingo, com provas nas modalidades contra-relógio, resistência e circuito, divididas em várias categorias, da Juvenil até a Master. Entre todas estas provas, o Piauí conquistou nove medalhas, sendo uma de ouro, seis de prata e duas de bronze, o suficiente para conquistar a quarta posição geral. Em 2013, o estado conquistou uma medalha a mais, mas a maioria foi de bronze e a posição geral foi a quinta colocação. A melhora, segundo o presidente da Federação Piauiense de Ciclismo, se deve ao desenvolvimento da modalidade no Piauí.
Imagem: Divulgação/CBCCopa Nordeste de Ciclismo foi realizada em Teresina entre a sexta e o domingo.
- Aqui está sendo feito investimento, e temos um calendário completo, com provas o ano todo. Assim os atletas treinam mais e melhoram o nível. Para gente, que somos uma federação recente, foi um grande resultado, competindo com equipes muito mais tradicionais – afirma George Rodrigues.
Na primeira posição geral ficou a seleção Baiana, com 18 ouros, 2 pratas e 4 bronzes. A seleção sergipana foi a vice-campeã geral, com 8 ouros, 7 pratas e 7 bronzes. Fechando o pódio veio a seleção cearense, com 4 ouros, 10 pratas e 6 bronzes.
Imagem: Wenner TitoThyago Tharson conquistou duas medalhas de prata na categoria juvenil.
Agora alguns dos competidores piauienses se preparam para competições de nível nacional. Um deles é Thyago Tharson, que apesar de ser juvenil, pretende disputar o Brasileiro Júnior no final do mês. Na sua categoria, Thyago conquistou duas medalhas de prata, nas provas de circuito e resistência.
Imagem: Wenner TitoClique para ampliarLuciano Uchôa foi o responsável pelo único ouro da seleção piauiense.
- Queria brigar pelo ouro, mas não deu. Acho que faltou um pouco de estratégia, mas estou satisfeito – diz o atleta de apenas 16 anos.
Outro competidor que teve destaque foi Luciano Uchôa, que compete na categoria Master B. Foi dele o único ouro do Piauí na competição, na prova de resistência, além de duas pratas nas provas de circuito e contra-relógio. Luciano, que também é triatleta, comemorou o feito realizado em casa.
- Quando você está competindo em casa sente uma responsabilidade maior, a torcida está ali, com os amigos e familiares. Por outro lado é no circuito que a gente já treina, então fica mais fácil – finaliza.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local