Por Rio 2016, campeão mundial prevê sacrifÃcio: Vou trancar a faculdade
13/11/2015 09h47Fonte GEPI
Imagem: Arquivo PessoalClique para ampliarLuis Carlos Cardoso cogita dar pausa no curso de Piscologia para confirmar vaga nos Jogos do Rio 2016 .
Passagens compradas e uma infinidade de familiares para visitar. O paracanoista brasileiro Luís Carlos Moreira vai visitar Picos, sua terra natal no interior do Piauí, em dezembro, e ele quer encerrar no sofá da família Cardoso um ano histórico. O atual campeão mundial na classe K1 200m mandou recado para os conterrâneos por meio de sua rede social e, de olho na vaga brasileira na categoria dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, o piauiense revela que está disposto até a trancar a faculdade de Psicologia no próximo ano para poder sonhar com o ouro olímpico dentro de casa.- Escolhi psicologia por que é uma área que eu gosto. Depois de me tornar cadeirante e perder a mãe logo em seguida, vi a importância do profissional na vida de quem está à beira de uma depressão. Gosto de trabalhar com pessoas. Mas acho que vou precisar trancar a faculdade (risos). Quero muito disputar as Paralimpíadas e, se tudo der certo, vou conseguir. Vou visitar minha família. Não chega a ser férias, mas será uma parada de Natal e Ano Novo, prevista até pelo meu técnico. Nós vivemos uma vida muito intensa, totalmente voltada ao esporte. Meu técnico compreende que nesta data comemorativa é muito importante estar com a família – confessou o estudante após dois anos de curso.
Restam três para a formatura.Sem competições até o fim do ano, Luís Carlos carrega de 2015 conquistas inéditas: bicampeonato mundial na paracanoagem (V1), título mundial no caiaque (K1) e dois ouros do Campeonato Brasileiro, em Curitiba (K1 500m L1 e K1 200m L1). O calendário ainda em aberto pela frente, Luís Carlos sabe que vai precisar remar apenas em março, quando começam as seletivas da modalidade para as provas do circuito mundial.
Imagem: Divulgação/ICFLuis Carlos: briga por vaga nas Paralimpíadas leva a tomada de decisão.
O Brasil garantiu a vaga nos jogos do Rio 2016, mas os paratletas que precisarão confirmar a vaga individual, em maio, no Mundial de Paracanoagem que vai acontecer na Alemanha.
- É importante estar sempre esperto. Até com alimentação para não exagerar e ter que recuperar tudo. Mas claro, apesar da tentação com as comidas do Piauí, terei que vigiar para não exagerar no cardápio. Se não, quando voltar, Akos irá triplicar o treino (risos). Minha cabeça agora minha cabeça está pensando no agora, em ter que terminar este semestre da faculdade. Está muito puxado. Quero voltar e me dedicar apenas a paracanoagem.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local