Projeto estimula uso da bicicleta como meio de transporte
02/07/2013 12h13O uso maior da bicicleta como meio de transporte é apontado por muitos como uma das soluções para desafogar o transporte público e amenizar os congestionamentos nas grandes cidades. Em Teresina, um projeto da prefeitura pretende estimular a prática do ciclismo através da disponibilização de mais espaços e realização de eventos, como o Pedala Teresina, que acontece no próximo domingo (7).
Imagem: Renato Bezerra
Esta será a segunda edição do Pedala Teresina. Os participantes irão fazer um passeio de 17 km, saindo do Parque Lagoas do Norte, passando por outros bairros da região e voltando para o mesmo ponto, com o acompanhamento de um trio elétrico durante o percurso. O intuito é familiarizar o teresinense com o uso da bicicleta e habituar os motoristas com um convívio pacífico com os ciclistas.
"Tem gente que não conhece a cidade, e a bicicleta é um ótimo meio para isso. Vamos fazer uma integração maior com os bairros. Além disso, é uma forma de ensinar a convivência entre motoristas e ciclistas", disse Galba Coelho, secretário de esportes do município.
Outra edição do Pedala Teresina será realizada em agosto, no aniversário da cidade, com um grupo saindo de cada zona e se encontrando na Ponte Estaiada. Estes eventos são apenas a primeira parte do projeto da Semel de popularizar o uso da bicicleta como meio de transporte.
O projeto existente prevê a criação de 50 Km de ciclovias e ciclofaixas em Teresina, espalhadas por todas as zonas da cidade. A primeira parte deve ser entregue ainda em agosto, quando será criado um circuito entre as avenidas Raul Lopes e Marechal Castelo Branco, para que os ciclistas possam pedalar em torno do rio. O objetivo principal é melhorar a mobilidade urbana.
"Você diminui muito o uso do transporte público se as pessoas começarem a usar a bicicleta para se locomover para o trabalho, para a faculdade, etc", afirma Galba.
Esta edição do Pedala Teresina está prevista para as 8 horas da manhã do próximo domingo (7). Os interessados devem procurar a Semel para realizar a inscrição e receber o kit de participação.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook