Sarah sobe de categoria no Grand Prix

14/11/2014 17h38


Fonte Globoesporte.com

Imagem: Emanuele MadeiraClique para ampliarSarah Menezes busca o bicampeonato olímpico em 2016 e deve estrear nova categoria em seguida.(Imagem:Emanuele Madeira)

Após ficar trancada em seu apartamento em Teresina, Sarah Menezes resolveu alçar voos maiores para experimentar sua liberdade. No intervalo de uma semana, a campeã olímpica da categoria ligeiro (-48kg) em Londres 2012 vai disputar o Grand Prix Nacional Feminino de Judô pelo OAS Inhumas de Goiás na categoria meio-leve (até 52kg). Mudanças que para o técnico Expedito Falcão se trata de uma tendência natural.

Sarah não será a única medalhista olímpica na equipe. As goianas contam com o reforço das norte-americanas Marti Malloy, bronze em Londres 2012 na categoria até 57kg e Kayla Harrison, campeã da categoria até 78kg. Ao lado do técnico Expedito Falcão, Kayla também compõe a comissão técnica. Expedito analisa o grupo como razoável diante dos demais adversários.

- A equipe está razoável, não somos a equipe mais forte e ainda tivemos um importante desfalque na categoria pesado com a Maria Suelen que não vai ter condição de lutar, mas temos o reforço da Marti Malloy, a Fernanda Araújo e da Gláucia Lima – destacou.

Além do Inhumas, Minas Tênis (MG), Pinheiros (SP), Sogipa (RS), Instituto Reação (RJ), São José dos Campos (SP), SESC (SP) e São José (SC) também disputam o título.

A categoria ligeiro não entra nas disputas por equipe e isso faz com que Sarah dispute na categoria meio-leve nesses eventos. Expedito Falcão afirma que após as Olimpíadas de 2016, a campeã olímpica deve começar a fazer lutas no novo peso.

- A tendência natural é ela subir de peso no próximo ciclo. Ainda vamos disputar uma Olimpíada na categoria até 48kg, mas ela lutar na 52kg é interessante para pegar o tempo da categoria de cima, que não é igual de lutar com uma menina do mesmo peso do que o dela – afirmou Expedito Falcão.

Imagem: Reprodução/FacebookMarti Malloy, Expedito Falcão, Sarah Menezes e Kayla Harrison durante treinamento em Goiás.(Imagem:Reprodução/Facebook)Marti Malloy, Expedito Falcão, Sarah Menezes e Kayla Harrison durante treinamento em Goiás.

O Inhumas é composto por Sarah Menezes (-52kg), Marti Malloy (-57kg), Fernanda Araújo (-63kg), Glaucia Lima (-70kg), Camila Gebara (+78kg) busca melhorar a quinta colocação do ano anterior. O time ainda conta com as atletas Clenice Costa Gomes, Daryenne da Silva Wider dos Santos, Tatiana Pereira Neiva e Gabriella da Rocha Martins, que fazem parte da seleção goiana de judô.

A equipe é colocada como uma das surpresas, mas tem o difícil desafio de bater o atual bicampeão Minas Tênis, que busca o tricampeonato.

- A equipe do Minas Tênis é como se fosse a Mercedes na Fórmula 1. É quase difícil de batermos - arrisca a comparação.