Sarah volta às origens para recuperar medalhas e treina com crianças
01/05/2015 10h07Fonte G1 PI
Após o Pan-Americano de judô no Canadá, a campeã olímpica Sarah Menezes, medalhista de ouro na competição continental, está de volta a sua casa. Não só para Teresina, terra natal, mas ao primeiro tatame em que treinou em busca de inspiração, quando tinha nove anos de idade. Sarah optou por ganhar mais concentração retornando ao básico, à época em que ajudava o técnico Expedito Falcão com o treinamento de alunos de seis anos em aulas da modalidade. O retorno às origens tem ajudado - e muito - a atleta, que encontra tranquilidade ao lado das crianças.
Longe do luxo dos grandes clubes com uma estrutura climatizada para os treinos, o barulho dos ventiladores de teto faz Sarah Menezes voltar há mais de uma década no tempo. No salão onde o tatame de judô divide o espaço com o toque do berimbau, Sarah Menezes inicia seu treino. Voltando às origens, a “sabiá” - apelido de infância da judoca - busca recuperar estímulo na própria história e na esperança de inspirar outros judocas.
- É bem motivante. Eu fico feliz de estar de volta onde iniciei toda a minha carreira, vendo essas crianças da mesma idade, de nove anos, treinando, brincando, se divertindo. Vejo isso muito positivo para mim porque é uma motivação a mais para eu treinar alegre, feliz, descontraída, fazendo o meu trabalho sério e ao mesmo tempo me divertindo – confessou a campeã olímpica.
E parece que ao primeiro contato do treino com os pequenos funcionou. Antes da viagem ao Canadá, Sarah já havia voltado a frequentar o antigo tatame. A medalha de ouro veio logo em seguida, um jejum de nove meses sem vitória.
O apelido de “sabiá” veio ainda nos primeiros anos de judô, quando o primeiro patrocinador da carreira vestia a menina magrinha de pouco mais de 22kg toda de amarelo. Foi o suficiente para ela trazer até os dias de hoje o apelido entre os amigos que treinaram os primeiros golpes com a atual campeã olímpica, que se diz mais tranquila após o ouro no Pan.
- Muito feliz com o resultado no Pan-Americano, viajo agora na próxima semana para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. Em julho, tem o Pan no Canadá. Expectativa enorme sempre, continuar nesse ritmo. Estou feliz.
Imagem: Emanuele Madeira/GloboEsporte.comSarah Menezes mostra o resultado após treino com crianças.