Série D começa com ciganos da bola e a primeira vez do São Caetano

12/07/2015 12h36


Fonte Globoesporte.com

Começa neste domingo o degrau mais baixo do futebol brasileiro - ou, dependendo do ponto de vista, apenas o primeiro obstáculo para quem quer chegar ao topo. A Série D do Brasileirão tem seu pontapé inicial em 2015 com duas partidas às 15h, ambas pelo Grupo 7: Ypiranga-RS x Inter de Lages, em Erechim, e Resende x Operário-PR, no Estádio do Trabalhador, na cidade do sul fluminense. Serão mais 13 partidas ainda neste domingo e uma nesta segunda-feira fechando a primeira rodada do torneio. O sistema de disputa será o mesmo do ano passado.

São 40 times divididos em oito grupos de cinco. Cada chave terá jogos de ida e volta, com os dois melhores avançando para as oitavas de final. Os confrontos serão definidos com o mesmo critério utilizado na Libertadores: o melhor primeiro colocado encara o pior segundo colocado, e assim por diante. Os quatro semifinalistas garantem vaga na Série C de 2016. Os dois jogos das finais estão marcados para 8 e 15 de novembro.

Imagem: Paulo Pinto/Ag. EstadoSão Caetano é o time da Série D com melhor participação na elite: foi vice em 2000 e 2001.(Imagem:Paulo Pinto/Ag. Estado)São Caetano é o time da Série D com melhor participação na elite: foi vice em 2000 e 2001.

Apesar de ser a divisão menos prestigiada do futebol brasileiro, não falta espaço para clubes tradicionais e alguns ciganos da bola. A edição de 2015 tem 17 participantes que já estiveram na elite nacional. O confronto Gama x Botafogo-SP, que será realizado às 16h deste domingo, foi visto na Série A em 1999 e em 2001. Confira essa e outras curiosidades da Série D.

Quem já jogou na elite?

Entre os 40 times que iniciam a busca por uma vaga na Série C, 17 já estiveram na primeira divisão. Destaque para o São Caetano, duas vezes vice-campeão brasileiro (em 2001 e 2002) e que disputa a Série D pela primeira vez. Veja quem já esteve na elite:

Grupo 1: Nacional-AM e Remo
Grupo 2: River-PI
Grupo 3: Campinense
Grupo 4: Central e Treze
Grupo 5: Caldense, Ceov, Comercial-MS e Rio Branco-ES
Grupo 6: Botafogo-SP, Gama e Villa Nova-MG
Grupo 7: Inter de Lages (apenas a Taça Brasil) e Operário-PR
Grupo 8: São Caetano e Volta Redonda

Quem é mais vezes campeão estadual?

O Rio Branco, do Acre, é o maior vencedor em seu estado entre todos que estão na Série D. Foi campeão 45 vezes. Em seguida, vêm Remo, do 44 conquistas no Pará, e Nacional, com 43 no Amazonas.

Quem está há mais tempo na Série D?

O Metropolitano se destaca entre os participantes por tentar uma vaga na Série C desde 2010. O time catarinense só não participou da edição de estreia do torneio, em 2009. O mais perto que esteve da terceira divisão foi em 2013, quando chegou às oitavas de final. Nas outras edições, o Metrô caiu na primeira fase. Villa Nova-MG, Central e Goianésia vão para o terceiro ano seguido na quarta divisão.

O caçula e o vovô

O Remo é o ancião entre todos nesta edição da Série D. Foi fundado em 1905 e tem 110 anos de história. Villa Nova-MG e Resende vêm em seguida. O clube mineiro foi fundado em 1908, e o fluminense surgiu um ano depois, em 1909. Na outra ponta está o potiguar Globo FC, fundado em 2012.

Candidatos a artilheiro

A Série D poderia ter o sexto colocado na corrida para o Prêmio Friedenreich, que reúne os principais artilheiros da temporada no Brasil. O atacante Alexandre Matão, que fez 18 gols no ano, deixou o Rio Branco-AC poucos dias antes da estreia da equipe. Mas não faltam candidatos a ocupar o posto de maior goleador do torneio. A quarta divisão terá os atacantes Cabixi, do Vilhena, que tem 17 gols em 2015 e é o sétimo no Friedenreich, além de Nonato (Treze), com 14 gols e que está em 11º na disputa.

Lembra deles?

A maioria dos nomes é de desconhecidos no cenário nacional, mas há quem já tenha tido o seu momento em um grande clube e agora tenta a sorte na Série D. O Remo conta com o goleiro Fernando Henrique, ex-Fluminense e Ceará, além do meia Eduardo Ramos, ex-Corinthians e Goiás. O Botafogo-SP tem o atacante Nunes, que já passou por Vasco e Sport e teve destaque em Santo André e São Caetano. Nonato, ex-Bahia e Goiás, tentará deixar seus gols pelo Treze.

E no ranking da CBF?

O São Caetano é o time mais bem colocado no ranking CBF: está em 43° lugar, na frente de vários clubes que estão na Série C e até melhor do que o Mogi Mirim, que é da Série B. No entanto, nove times sequer aparecem na tabela, que é divulgada pela entidade todos os anos e em 2015 contou com 230 integrantes. São eles: Imperatriz, Palmas, Colo Colo-BA, Serra Talhada, Estanciano, Serrano-BA, Inter de Lages, RB Brasil e Foz do Iguaçu.

Todos representados

A Série D conta com clubes de todas as regiões do Brasil e a única que tem todos os estados representados. O Nordeste é a região com mais clubes. Confira a divisão:

Nordeste: 12 clubes
Sudeste: nove clubes
Norte: sete clubes
Centro-Oeste: seis clubes
Sul: seis clubes

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: disputa, torneio, clubes