Skatista de suposta fraude encerrou carreira por doença: "Peço desculpas"
21/02/2015 11h04Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDesaparecido, Zacarias Gondim é procurado pela Polícia sobre suposto golpe.
O skatista Zacarias Gondim, de 20 anos, que segundo a Polícia Civil do Piauí fingiu ter leucemia aguda para aplicar um golpe, havia anunciado no início de fevereiro o fim da sua carreira no esporte devido à doença. Em mensagem postada na página pessoal do atleta em uma rede social, o jovem pediu desculpas por não continuar no esporte e narrou que o skate transformou a sua vida. Para o delegado geral Riedel Batista, os exames divulgados pelo skatista em uma campanha na web para arrecadar dinheiro para um suposto tratamento são falsos. Um inquérito foi aberto para investigar o caso, e o jovem não foi encontrado para comentar o caso.
Na publicação na internet, Zacarias postou uma foto com os troféus conquistados e disse que iria se dedicar à saúde. A data da postagem é 1º de fevereiro.
- E aí galera, é de coração partido que venho anunciar o fim da minha carreira sobre o skate, estou parando por motivos de saúde e peço humildes desculpas a todos por não poder mais continuar com vocês. Vou sentir falta das brincadeiras, das trips, dos campeonatos, das discussões, das disciplinas, dos games e das amizades dentro do skate. Vou sentir falta de tudo. Gostaria de pedir desculpas a todos skatistas e as pessoas ao meu redor, se eu fiz algum mal. Mas por orientação, resolvi parar para priorizar a minha saúde. Bom, vou continuar incentivando e apoiando todos até mesmo porque o skate transformou minha vida. Valeu mesmo, de coração – postou o skatista.
Imagem: Reprodução/FacebookSkatista exibe conquistas e faz despedida do esporte nas redes sociais.
Segundo amigos, Zacarias Gondim Lins começou a praticar o esporte aos 12 anos no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. Contudo, foi no complexo de pistas do Parque Potycabana que o atleta ganhou ainda maior notoriedade entre os praticantes. Zacarias era especialista em pistas - ao invés do street (rua). Apesar de amador, o jovem era conhecido entre os atletas da modalidade, que revelam surpresa com a situação.
Imagem: Reprodução/FacebookCampanha na internet tinha inúmeros seguidores.
- Ele era uma cara muito popular no meio. Todo mundo conhecia ele. O Zacarias é fera de pista e tem história no skate, sabe? Todo mundo foi pego de surpresa com essa história toda. Eu fiquei emocionado quando soube e pensei em ajudar ele financeiramente – comentou um dos colegas do skatista, que preferiu não se identificar.
Segundo a Polícia Civil, Zacarias Gondim pode ser indiciado por estelionato e falsificação de documentos caso a prática criminosa seja confirmada.
Imagem: Reprodução/FacebookZacarias Gondim
Entenda
Zacarias iniciou na semana passada uma campanha na internet pedindo apoio dos amigos para o custeio de um suposto tratamento de câncer. O skatista gravou um vídeo falando sobre a descoberta de uma leucemia aguda, e o pedido viralizou nas redes sociais.
- Perdi a minha mãe há um ano e uma das influências de eu ter tido um câncer foi esse. Eu estou aqui hoje para pedir ajuda. Como o meu quadro é agudo, a médica pediu para eu tratar a minha doença em São Paulo porque aqui no Piauí não se faz transplante de medula óssea. A minha médica disse que eu não tenho condições de receber as quimios (quimioterapias). Eu preciso ir para lá urgente - disse o skatista em vídeo nas redes sociais.
Para a Polícia, há indícios que o exame usado pelo atleta seja falso. O Centro de Hematologia e hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que o laudo apresentado pelo skatista nas postagem não é autêntico.