Sorteio complica, e Francielton pode pegar Tjong nas quartas: "Não é dois"
19/02/2016 16h43Fonte Globoesporte.com
Francielton Farias terá um 2016 desafiador nas quadras. O nível técnico do atleta piauiense subiu, mas o do rivais também. E na mesma proporção. Senão maior. O sorteio das chaves da 1ª etapa do Campeonato Nacional de Badminton, que acontece de 25 a 28 de fevereiro, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, pôs Alex Tjong, cabeça de chave e um dos principais nomes do esporte no Brasil, em um eventual duelo nas quartas de final. Acreditar é a única saída. Afinal, quando ainda eram das categorias de base, Francielton bateu o paulista por 2 a 1 em uma longínqua seletiva para a seleção brasileira, há dois anos, na casa do rival.- A gente teve uma preparação bem intensa, desde o início de janeiro. Tivemos um ano regular em 2015. Esse torneio agora vale uma classificação para o Pan-Americano. Estamos vendo muita questão de estratégias, estudando muito. Alguns tiveram sorte na tabela, outros nem tanto, como foi o meu caso (risos). Não digo que seja má sorte (cruzar com Alex Tjong no caminho ao pódio). Vai valer pela experiência. Joguei contra ele e já venci. Ele tem bagagem internacional, Mundial... O que não me desmerece. Ele é bom, mas não é dois – brinca o jovem de 19 anos.
Imagem: Renan MoraisFrancielton Farias sonha com chance de medalha no primeiro torneio do ano.
Na oitava posição do ranking nacional da categoria adulto, Francielton Farias vive rodeado de adversários que, ora inspiram, ora assumem papel de algozes nos torneios Brasil afora. Campeão sul-americano por equipes ano passado, em Foz do Iguaçu, o jogador estreia contra o paulista Felipe Grota na primeira rodada e, caso avance, pega o paranaense Eduardo Vaz, standby nas oitavas. O temido e aguardado duelo com Alex Tjong na rodada seguinte promete ser carregado de revanche.
- Francielton é o mais velho dos nossos atletas do masculino. Ele tem uma carga muito grande, e começou a ter uma melhora muito grande no fim do ano passado. Nós estamos acrescentando algumas coisas para que ele tenha uma evolução ainda maior. Acredito que ele vá fazer um bom campeonato porque está treinando bem. A chave saiu, e ele não foi muito feliz, mas campeonato é campeonato. Se for para ser campeão, tem que estar preparado para tudo. Lógico que tem atletas que são os que mais ameaçam, mas ele vai dar o melhor dele – analisou Fran Lima, técnica do jogador.
Formado no Joca Claudino, clube da zona Sul de Teresina, Francielton Farias embarca na quarta com destino a São Paulo para disputar medalhas no simples masculino, dupla mista, ao lado de Gabriele Cavalcante, e dupla masculina, ao lado do paulista Lucas Constant. Além dele, outros 16 atletas da agremiação disputam o torneio nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e adulto.
Imagem: Renan MoraisParte da equipe Joca Claudino.
Delegação da Joca Claudino na 1ª etapa do Nacional de badminton:
Sub-11
Klerton Silva
Sub-13
Tayonara Rocha
Luan Rios
Lucas Gomes
Juliana Viana
Sub-15
Júlia Viana
Sânia Lima
Moisés Lima
Thiago Mozer
Sub-17
Jaqueline Lima
Sâmia Lima
Fabrício Farias
Sub-19
Vinícius Evangelista
Jardel Lima
João Marcos Moreira
Adulto
Francielton Farias
Gabriele Cavalcante
Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews