STJD marca julgamento de suposta mala branca do River-PI para quinta
06/05/2015 14h06Fonte Globoesporte.com
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva marcou para quinta-feira o novo julgamento do caso da suposta mala branca oferecida pelo presidente do River-PI, Elizeu Aguiar, na Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado.Imagem: Ramiro Pena/Globoesporte.comClique para ampliarSuposta mala branca oferecida por Elizeu Aguiar volta a ser julgada no STJD.
O dirigente foi julgado e absolvido pelo Tribunal, mas a Procuradoria do STJD recorreu e anexou ao processo o áudio em que o dirigente tricolor assume ter oferecido incentivo financeiro ao Interporto para que a equipe tocantinense vencesse o Moto Club naquela edição do torneio. A sessão está agendada para às 10h no Plenário do STJD, e caso seja punido, Elizeu Aguiar pode receber multa de até R$ 100 mil e suspensão por até 360 dias.
O dirigente negou ter concedido entrevista assumindo o oferecimento do incentivo financeiro e disse que irá mais se pronuncia sobre o caso.
O cartola do River-PI responde à suposta infração de duas regras do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: os artigos 242 (dar ou prometer vantagem indevida para influenciar o resultado de partida) e 243-A (atuar de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida), ambos descritos no CBJD.
Com chances de classificação no Grupo A2, o Galo precisava vencer o Remo na nona rodada e torcer por um triunfo do Interporto sobre o Moto Club, em Tocantins, para continuar sonhando com a segunda fase do Brasileirão.
- Na realidade, nós fizemos um contato com alguns atletas, o Interporto está passando por dificuldades de salários atrasados e nós temos alguns atletas que são do estado do Goiás que já jogaram com alguns atletas e nós estamos oferecendo R$ 20 mil pela vitória diante do Moto – declarou Elizeu Aguiar em entrevista concedida no dia 11 de setembro de 2014, antes da nona rodada do Brasileirão. Ouça ao lado. O River-PI acabou perdendo por 3 a 2 para o Remo fora de casa e o time do Tocantins foi batido por 4 a 2 pelo Moto, arruinando os planos tricolores.