Teresina sediará Copa Davis genérica em setembro; formato é inédito no PI

15/08/2014 11h47


Fonte G1 PI

Imagem: Agência APClique para ampliarInspirada na competição internacional, que tem estrelas como Rafael Nadal, Teresina inova na forma de disputa no tênis local.(Imagem:Agência AP)Inspirada na competição internacional, que tem estrelas como Rafael Nadal, Teresina inova na forma de disputa no tênis local.

Aproveitando a onda dos grandes torneios mundiais de tênis, Teresina receberá a Copa Davis. Não. Não é aquela mesma que desfilam os principais jogadores do circuito internacional como Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. É a versão genérica e bem regional que imita o evento mundial de seleções. No gancho do desafio entre Brasil x Espanha, pela divisão de elite que acontece em São Paulo, em setembro, o professor Fábio Encina viu no duelo a chance de criar um torneio local com o mesmo formato de disputa da competição maior, que será realizado entre os dias 11 e 14 do mesmo mês, abrindo o calendário do tênis piauiense no segundo semestre.

- A Copa Davis é o maior evento de tênis do mundo quando se trata de desafio entre seleções. Como o Brasil vai sediar a disputa entre Brasil e Espanha no próximo mês, nós decidimos criar a nossa “Davis” de Teresina. Faremos no mesmo formato, só que com menos duelos entre os times, mas a essência será mantida – disse Encina.

Para a competição cada time terá que ser composto por três atletas. Os desafios serão jogados em melhores de três partidas, sendo duas individuais e o jogo do meio com a disputa em duplas, assim como é feito na Copa Davis mundial. A diferença é que no torneio homônimo internacional, o confronto entre as seleções é realizado em cinco jogos.

Para o torneio, a organização estima com cerca de 80 atletas disputem essa primeira edição da Davis teresinense. O convite também foi estendido à federação do Ceará, e é possível que evento tenha um pouco de rivalidade nos confrontos interestaduais.

Imagem: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COMFábio Encina em treino com a revelação do tênis piauiense, Lívia Andrade.(Imagem:Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)Fábio Encina em treino com a revelação do tênis piauiense, Lívia Andrade.

- Nossa ideia é inserir o torneio no calendário oficial no tênis estadual. Acredito que teremos um bom número de participantes e como o formato é novo e interessante, muita gente vai se sentir tentado a jogar. Pelas últimas competições que fizemos, certamente vamos ter um excelente nível técnico – garantiu Fábio Encina, professor de tênis e organizador do evento.

A Copa Davis Teresina será divida em três categorias (A, B e C) separadas de acordo com o nível técnico dos competidores. O evento acontece nas quadras do espaço Teresina Tênis, no Bairro Ilhotas. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas com antecedência no mesmo local do torneio. Informações gerais sobre a competição podem ser obtidas pelo telefone (86) 9968-6757.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: torneio, tênis, davis