Time piauiense terminou à frente do ES em apenas uma edição da Série D
24/05/2013 15h09Fonte G1 PI
Um retrospecto desfavorável na Série D do Campeonato Brasileiro aumentou, ainda mais, a preocupação da Federação de Futebol do Piauí (FFP) com a manutenção das duas vagas do Estado na Copa do Brasil. Desde que a competição nacional foi criada, em 2009, o representante piauiense ficou à frente do clube capixaba em apenas uma oportunidade (2011). Piauí e Espirito Santos “brigam” ponto a ponto no Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).E é justamente este ranking que define o número de vagas por estado na Copa do Brasil. Até a 22ª posição, os estados têm o direito de indicar dois representantes. Abaixo disso, só garante um clube no segundo torneio mais importante do país. No caso, o Piauí aparece na 22ª colocação com 2.468 pontos, seguido pelo Espirito Santo (23º) com 2.433 pontos. Uma diferença de apenas 35 pontos.
- E, com a mudança de contagem dos pontos para elaboração do novo ranking de clubes, é muito importante que os times façam boas campanha, principalmente nas competições nacionais. E, para isso, é preciso que haja mais investimentos dos times para formar bons elencos – disse Cesarino Oliveira, presidente da FFP, lembrando que o ranking é contado a partir dos resultados obtidos pelos clubes nos últimos cinco anos.
E quem vai definir a continuidade das duas vagas do Piauí na Copa do Brasil é justamente o representante do Estado na Série D deste ano. Isso porque, na edição deste ano da Copa do Brasil, tanto os dois clubes piauienses quanto os times capixabas não passaram da primeira fase. Assim, Parnahyba ou River-PI terão a dura missão de pelo menos passar de fase no campeonato nacional, que tem início próxima semana.
A indefinição de River-PI ou Parnahyba como o representante piauiense se deve ao fato do Estadual ter terminado, mas ainda não tem campeão. O Tubarão venceu dentro de campo e levantou a taça. No entanto, o Galo, adversário da final, denunciou o Tubarão na Justiça Desportiva por atuar com um jogador irregular e deixou o título sub judice. O julgamento do caso será feito segunda-feira, pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI).
Diante do impasse os dois clubes estão, literalmente, parados faltando pouco mais de uma semana do início da competição. O Parnahyba alega falta de dinheiro para renovar contratos e fazer novas aquisições. Já o River-PI liberou todos os jogadores para 'descansar' até a decisão da ação pela Justiça Desportiva.
Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local