UFPI vence Piauiense de Handebol e inicia preparativos para Liga Nordeste

14/06/2013 19h39


Fonte G1 PI

Somente três equipes participaram do Campeonato Piauiense Adulto de Handebol, conquistado, na última quinta-feira (13), pela equipe da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelo placar de 31 a 29 contra o GHC. Além do título, os meninos da UFPI garantiram também a vaga para Liga Nordeste, marcada para o segundo semestre.

A final do Piauiense, aliás, foi marcada pelo equilíbrio entre as duas equipes. Até os cinco minutos finais, era o GHC quem vencia, mas a reação nos últimos minutos deu a vitória ao time da universidade.

Com o título e a vaga, é hora de começara fase de planejamento. Ainda durante a comemoração do título piauiense, o técnico Bosco Filho já iniciou a busca por reforços.

- As duas equipes já se conhecem há algum tempo. Este ano fizemos uma preparação para a Liga Nacional de Quadras, e os meninos do GHC para o campeonato juvenil. Já fizemos o convite para alguns atletas do GHC e também do Nova Geração. Estamos esperando a resposta deles, mas a princípio será UFPI/GHC – declara o técnico.

A busca pelo equilíbrio é a principal razão para que as equipes juntem forças nessa competição. A intenção é que o time não caia de rendimento no decorrer do torneio por conta da sequência de jogos.

Entre os meses de agosto até dezembro, serão realizadas três etapas da Liga Nordeste. O Piauí quer garantir a participação em pelo menos duas das etapas. Para isso, o técnico terá duas reuniões com a Federação de Handebol do Piauí (FHEPI) e com o reitor da UFPI, José Arimatéia. A intenção é ver os custos de Teresina sediar uma das etapas.

- Vamos nos reunir com o presidente da federação para avaliar a tabela de custos para sediar uma das etapas. E também vamos falar com a reitoria da UFPI para pedir a continuidade do projeto de apoio ao time na Liga para dar continuidade aos bons resultados do handebol piauiense também no adulto – revela Bosco.

A tabela da Liga Nordeste só será divulgada nas próximas semanas, mas o circuito nordeste já tem seus favoritos. Estes, aliás, já começam a chamar a atenção do técnico.

- A gente não tem tanto contato assim, não disputamos muito a liga nordeste. Aqui no Nordeste as equipes de Fortaleza, o HCP (PB) e o Português(PE) são os mais tradicionais da região – adianta.

Batalha dos técnicos

A final do adulto também teve um elemento a mais para quem assistiu à partida. Os técnicos Bosco, da UFPI, e Giuliano Ramos, do GHC, entraram em quadra como jogadores para tentar ajudar suas equipes.

- A gente ainda gosta de jogar. Estar em quadra junto com a equipe é bom porque a gente pode passar uma instrução, depois sai da partida ajusta o posicionamento, mas não passa de diversão. A gente tem de fazer o que gosta, mas minha proposta é mesmo a de continuar como técnico da equipe - conta Bosco.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook