Blindagem contra o oba-oba e apoio a R10: ingredientes do sucesso do Fla

03/08/2011 13h32


Fonte Globo.com

Imagem: Jorge Wiliam / Agência O GloboRonaldinho Gaúcho sorridente no treino do Flamengo.(Imagem:Jorge Wiliam / Agência O Globo)Ronaldinho Gaúcho sorridente no treino do Flamengo.

O bom momento do Flamengo, que está invicto no Brasileirão e vem da histórica vitória diante do Santos (5 a 4) e novo triunfo sobre o Grêmio (2 a 0), criou uma fina sintonia entre jogadores, comissão técnica e torcida. No grupo, todos se dispuseram a ajudar Ronaldinho Gaúcho no caminho para reencontrar o bom futebol. Num mar de calmaria, surge a inevitável onda de oba-oba por parte de alguns torcedores. Para evitar ressacas, o grupo tem os ingredientes para manter a boa fase: vencer e se proteger das reações fora das quatro linhas.

- No Flamengo a pressão é constante. Mas sabemos como agir. Estamos blindados para as críticas, e para o oba-oba que sempre vem de fora. Acontece pois três, quatro vitórias causam uma grande emoção. Mas bastam dois tropeços para surgirem os questionamentos – afirmou Renato, velho conhecedor do caldeirão rubro-negro.

Alguns descontentamentos de Vanderlei Luxemburgo com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves foram superados. O técnico se mostrou mais sereno, com diálogo em vez de embate. Polêmicas de noitadas, cartões e desempenhos irregulares foram zeradas. As vaias para algumas atuações foram trocadas por aplausos. O time é vice-líder, com 27 pontos, e tem o ataque mais positivo, com 26 gols.

Ronaldinho, artilheiro do time na temporada com 14 gols, goleador do Brasileirão com nove, passou de questionado a reverenciado. Na sintonia do grupo, ele voltou ao tom. E, segundo Renato, o camisa 10 não desafinou com qualquer tipo de desavença.

- Todo momento vai ter uma surpresa do Ronaldo. Hoje ele está vivendo um bom momento. Mas na fase mais difícil, o grupo ajudou. Ele nunca teve desavença com ninguém. O importante é o todo, sempre unido. Independentemente de quem faça o gol, quem ganha é o time.

Outro conhecedor de como é rápida a viagem do céu para o inferno no Flamengo, Léo Moura tem a receita para prolongar os momentos de prazer entre grupo e torcida. Desde 2005 no clube, o lateral-direito sabe que o hino é levado ao pé da letra: vencer, vencer, vencer.

- Quando vencemos, as coisas caminham bem. O Flamengo é movido a vitórias. A torcida cobra, a diretoria monta um elenco capacitado, temos que dar o melhor em campo para que essa sintonia dure por muito tempo – destacou Léo Moura.

Nesta quarta-feira, o Flamengo vai até Sete Lagoas para enfrentar o Cruzeiro, às 21h50m, na Arena do Jacaré. E novamente Ronaldinho Gaúcho é apontado como protagonista do duelo diante de Montillo.

- O Ronaldinho é a principal referência do time, carrega a responsabilidade. E os jogadores dão respaldo para ele fazer o melhor. E se deixar ele vai fazendo gols... – completou o lateral-direito, ciente de que a sintonia que rege o Flamengo é vencer.