No reinÃcio do Brasileiro, Fla derrota o Botafogo e traz calma para a Gávea
15/07/2010 00h12Fonte Uol Esportes
O Flamengo, em função do problema vivido por Bruno, que está em preso em Minas Gerais, suspeito do sumiço e provável morte da ex-amante Eliza Samudio, vive um clima conturbado. Porém, com a vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o clima, ao que tudo indica, voltará a ser de tranquilidade na Gávea.O atacante Paulo Sérgio, aos 23 minutos do segundo tempo, fez o único gol da partida. Com a vitória, o Flamengo chegou aos 12 pontos e segue próximo do G-4. Já o Botafogo, que não vence há cinco rodadas no Brasileiro, permaneceu com nove.
“No Flamengo sempre tem sofrimento. Mas tudo o que clube conquistou em sua longa história foi dentro dos gramados e não fora dele. Temos de dar continuidade ao nosso trabalho”, salientou Petkovic.
Esta foi a primeira vitória do Flamengo sobre o Botafogo na temporada. Porém, quando o assunto é Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro não perde para o rival desde 2000, quando foi superado por 3 a 1. Com o clássico desta quarta-feira, são 15 partidas, com oito vitórias e sete empates.
“O Flamengo sempre será Flamengo. Foi um jogo difícil e não aproveitamos as oportunidades. Eles tiveram a chance e conseguiram vencer. Mas estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para voltar a vencer”, destacou Jefferson.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo encara o Atlético-GO, no domingo, às 16h, no Serra Dourada, em Goiânia. No mesmo dia, mas no horário das 18h30, o Botafogo recebe o Guarani, no Engenhão.
Antes de a bola rolar, a torcida do Botafogo, em maior número, mesmo com o Maracanã recebendo um público aquém das tradições do clássico, ironizou os rubro-negros por causa do problema vivido por Bruno.
O início do clássico, castigado pelo gramado ruim do Maracanã em função das chuvas no Rio de Janeiro, teve um ligeiro domínio do Botafogo. Logo aos dez minutos, Lucio Flávio bateu e o goleiro Marcelo Lomba salvou o Flamengo.
O time rubro-negro, aos poucos, equilibrou as ações e terminou o primeiro tempo apresentando um futebol superior ao adversário. O goleiro Jefferson precisou trabalhar num belo chute de Vinícius Pacheco e contou com a sorte numa conclusão perigosa de Petkovic.
Porém, mesmo assim, quase o Botafogo foi para o intervalo em vantagem. Aos 44 minutos, Caio recebeu grande bola de Marcelo Cordeiro, ficou na frente de Marcelo Lomba, mas chutou para fora.
O Botafogo voltou para o segundo tempo mais ofensivo. Percebendo que o Flamengo dominou boa parte da primeira etapa, o técnico Joel Santana sacou o volante Sandro Silva e colocou o meia-atacante Edno.
A partir daí, o Botafogo tomou a iniciativa do clássico e empurrou o Flamengo para o seu campo de defesa. O Rubro-Negro, então, adotou a tática dos contra-ataque e, aos seis minutos, quase abriu o placar com Diego Maurício. Jefferson salvou o Alvinegro.
Aos 20 minutos, Jobson, retorno da suspensão de doping, entrou no lugar de Caio. Antes, aos 13, o técnico Rogério Lourenço mexeu no Flamengo, sacando Diego Maurício e colocando Paulo Sérgio.
E foi justamente Paulo Sérgio, aos 23 minutos, que abriu o placar. A jogada, entretanto, começou com um ótimo passe de Petkovic para Vinícius Pacheco, que deixou o atacante do Flamengo na cara do gol: 1 a 0.
O Botafogo de desestruturou com o gol do Flamengo. Joel Santana ainda botou Renato Cajá no lugar de Lucio Flávio. Tranquilo, o Rubro-Negro apenas trocou passes e conseguiu uma grande vitória no reinício do Campeonato Brasileiro.
FLAMENGO 1 x 0 BOTAFOGO
Flamengo
Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Willians, Kleberson e Petkovic (Fabrício); Vinícius Pacheco (Camacho) e Diego Maurício (Paulo Sérgio).
Técnico: Rogério Lourenço
Botafogo
Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lucio Flávio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro; Caio (Jobson) e Herrera.
Técnico: Joel Santana
Data: 14/07/2010 (quarta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Cartões amarelos: Kleberson e Paulo Sérgio (Flamengo). Fábio Ferreira e Antônio Carlos (Botafogo).
Gol: Paulo Sérgio, aos 23 minutos do segundo tempo.
Tópicos: paulo sérgio, rubro negro, campeonato brasileiro, joel santana, diego maurÃcio, vinÃcius pacheco, lucio flávio, segundo tempo, quarta feira, marcelo lomba, flamengo, botafogo, minutos, paulo, sergio, marcelo, brasileiro, rubro, clássico, negro, jefferson, campeonato, técnico, vitória, petkovic, maracanã, tempo, maurÃcio, pacheco, caio, diego, joel, santana, vinÃcius, mesmo, quarta, feira, atacante, segundo, lucio, porém, flávio, lomba