No reinício do Brasileiro, Fla derrota o Botafogo e traz calma para a Gávea

15/07/2010 00h12


Fonte Uol Esportes

O Flamengo, em função do problema vivido por Bruno, que está em preso em Minas Gerais, suspeito do sumiço e provável morte da ex-amante Eliza Samudio, vive um clima conturbado. Porém, com a vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o clima, ao que tudo indica, voltará a ser de tranquilidade na Gávea.

O atacante Paulo Sérgio, aos 23 minutos do segundo tempo, fez o único gol da partida. Com a vitória, o Flamengo chegou aos 12 pontos e segue próximo do G-4. Já o Botafogo, que não vence há cinco rodadas no Brasileiro, permaneceu com nove.

“No Flamengo sempre tem sofrimento. Mas tudo o que clube conquistou em sua longa história foi dentro dos gramados e não fora dele. Temos de dar continuidade ao nosso trabalho”, salientou Petkovic.

Esta foi a primeira vitória do Flamengo sobre o Botafogo na temporada. Porém, quando o assunto é Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro não perde para o rival desde 2000, quando foi superado por 3 a 1. Com o clássico desta quarta-feira, são 15 partidas, com oito vitórias e sete empates.

“O Flamengo sempre será Flamengo. Foi um jogo difícil e não aproveitamos as oportunidades. Eles tiveram a chance e conseguiram vencer. Mas estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para voltar a vencer”, destacou Jefferson.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo encara o Atlético-GO, no domingo, às 16h, no Serra Dourada, em Goiânia. No mesmo dia, mas no horário das 18h30, o Botafogo recebe o Guarani, no Engenhão.

Antes de a bola rolar, a torcida do Botafogo, em maior número, mesmo com o Maracanã recebendo um público aquém das tradições do clássico, ironizou os rubro-negros por causa do problema vivido por Bruno.

O início do clássico, castigado pelo gramado ruim do Maracanã em função das chuvas no Rio de Janeiro, teve um ligeiro domínio do Botafogo. Logo aos dez minutos, Lucio Flávio bateu e o goleiro Marcelo Lomba salvou o Flamengo.

O time rubro-negro, aos poucos, equilibrou as ações e terminou o primeiro tempo apresentando um futebol superior ao adversário. O goleiro Jefferson precisou trabalhar num belo chute de Vinícius Pacheco e contou com a sorte numa conclusão perigosa de Petkovic.

Porém, mesmo assim, quase o Botafogo foi para o intervalo em vantagem. Aos 44 minutos, Caio recebeu grande bola de Marcelo Cordeiro, ficou na frente de Marcelo Lomba, mas chutou para fora.

O Botafogo voltou para o segundo tempo mais ofensivo. Percebendo que o Flamengo dominou boa parte da primeira etapa, o técnico Joel Santana sacou o volante Sandro Silva e colocou o meia-atacante Edno.

A partir daí, o Botafogo tomou a iniciativa do clássico e empurrou o Flamengo para o seu campo de defesa. O Rubro-Negro, então, adotou a tática dos contra-ataque e, aos seis minutos, quase abriu o placar com Diego Maurício. Jefferson salvou o Alvinegro.

Aos 20 minutos, Jobson, retorno da suspensão de doping, entrou no lugar de Caio. Antes, aos 13, o técnico Rogério Lourenço mexeu no Flamengo, sacando Diego Maurício e colocando Paulo Sérgio.

E foi justamente Paulo Sérgio, aos 23 minutos, que abriu o placar. A jogada, entretanto, começou com um ótimo passe de Petkovic para Vinícius Pacheco, que deixou o atacante do Flamengo na cara do gol: 1 a 0.

O Botafogo de desestruturou com o gol do Flamengo. Joel Santana ainda botou Renato Cajá no lugar de Lucio Flávio. Tranquilo, o Rubro-Negro apenas trocou passes e conseguiu uma grande vitória no reinício do Campeonato Brasileiro.

FLAMENGO 1 x 0 BOTAFOGO

Flamengo
Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Willians, Kleberson e Petkovic (Fabrício); Vinícius Pacheco (Camacho) e Diego Maurício (Paulo Sérgio).
Técnico: Rogério Lourenço

Botafogo
Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lucio Flávio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro; Caio (Jobson) e Herrera.
Técnico: Joel Santana

Data: 14/07/2010 (quarta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Cartões amarelos: Kleberson e Paulo Sérgio (Flamengo). Fábio Ferreira e Antônio Carlos (Botafogo).
Gol: Paulo Sérgio, aos 23 minutos do segundo tempo.